DA ECONOMIA GLOBAL ÀS FINANÇAS DOMÉSTICAS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IZAURA FALCÃO DE CARVALHO

Phellipe Cunha da Silva, Jadson de Jesus Santos

Resumo


Situada na região metropolitana de João Pessoa, Lucena é um município com 12.944 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2018. O objetivo geral do trabalho consistiu em “Elaborar uma cartilha didática, baseada em situações cotidianas, com a finalidade de que a mesma fosse uma ferramenta de educação financeira”. Os objetivos específicos foram: Estimular a participação da comunidade escolar por meio da consciência acerca da saúde financeira doméstica; Identificar as fragilidades dentro do contexto financeiro acerca das ações corriqueiras dos estudantes e familiares dos mesmos; Compreender sobre o bom uso do dinheiro dentro do que é limitado à renda da família; Refletir sobre a noção de “necessidade versus supérfluo” frente à compra por impulso; Debater sobre o consumismo na sociedade atual frente ao sistema capitalista de produção; Promover a reflexão acerca do endividamento das famílias brasileiras; Analisar aspectos relacionados à crise econômica frente à economia global e local. Se levarmos em conta o acesso às informações que nossos alunos possuem em relação à educação financeira, podemos perceber o quão frágil é a noção de educação financeira que os mesmos possuem. A necessidade do referido trabalho veio no sentido de melhoria das concepções dos alunos acerca das finanças pessoais. As ações obtiveram excelentes resultados, com alunos nos buscando para saber mais informações e ficarem cada vez mais por dentro da temática.


Palavras-chave


finanças domésticas; educação; economia; cartilha; consumo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

HAGUETE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

IBGE. Cidades. Disponível em: . Acesso em 1º de maio de 2019.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id245064

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS