Da economia global às finanças domésticas: trabalhando a educação financeira na escola cidadã integral izaura falcão de carvalho

Autor/innen

  • Phellipe Cunha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Jadson de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245064

Schlagworte:

finanças domésticas, educação, economia, cartilha, consumo.

Abstract

Situada na região metropolitana de João Pessoa, Lucena é um município com 12.944 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2018. O objetivo geral do trabalho consistiu em “Elaborar uma cartilha didática, baseada em situações cotidianas, com a finalidade de que a mesma fosse uma ferramenta de educação financeira”. Os objetivos específicos foram: Estimular a participação da comunidade escolar por meio da consciência acerca da saúde financeira doméstica; Identificar as fragilidades dentro do contexto financeiro acerca das ações corriqueiras dos estudantes e familiares dos mesmos; Compreender sobre o bom uso do dinheiro dentro do que é limitado à renda da família; Refletir sobre a noção de “necessidade versus supérfluo” frente à compra por impulso; Debater sobre o consumismo na sociedade atual frente ao sistema capitalista de produção; Promover a reflexão acerca do endividamento das famílias brasileiras; Analisar aspectos relacionados à crise econômica frente à economia global e local. Se levarmos em conta o acesso às informações que nossos alunos possuem em relação à educação financeira, podemos perceber o quão frágil é a noção de educação financeira que os mesmos possuem. A necessidade do referido trabalho veio no sentido de melhoria das concepções dos alunos acerca das finanças pessoais. As ações obtiveram excelentes resultados, com alunos nos buscando para saber mais informações e ficarem cada vez mais por dentro da temática.

Autor/innen-Biografien

Phellipe Cunha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe - PRODEMA/UFS. Especialista em Ensino de Geografia e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - IGDEMA/UFAL. Professor de Geografia pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT/PB.

Jadson de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo (PRODEMA/UFS). Especialista em Biotecnologia e Meio Ambiente pela Faculdade Atlântico (FA). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (DGEI/UFS). Foi Professor de Geografia da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas (SEDUC/AL) e da Rede Pública de Ensino do Município de São Cristóvão-SE (SEMED-SC). Atualmente é Professor de Geografia da ECIT Izaura Falcão de Carvalho (SEECT/PB). Participou de diversos projetos de pesquisas nas áreas de geografia urbana, cartografia, recursos hídricos, gênero, planejamento territorial e meio ambiente.

Literaturhinweise

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14724: Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

HAGUETE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 11ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2007.

IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/lucena/panorama. Acesso em 1º de maio de 2019.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Veröffentlicht

2020-09-09

Zitationsvorschlag

Silva, P. C. da, & Santos, J. de J. (2020). Da economia global às finanças domésticas: trabalhando a educação financeira na escola cidadã integral izaura falcão de carvalho. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(2), 161–179. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245064