Da economia global às finanças domésticas: trabalhando a educação financeira na escola cidadã integral izaura falcão de carvalho
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.245064Mots-clés :
finanças domésticas, educação, economia, cartilha, consumo.Résumé
Situada na região metropolitana de João Pessoa, Lucena é um município com 12.944 habitantes, segundo estimativa do IBGE/2018. O objetivo geral do trabalho consistiu em “Elaborar uma cartilha didática, baseada em situações cotidianas, com a finalidade de que a mesma fosse uma ferramenta de educação financeira”. Os objetivos específicos foram: Estimular a participação da comunidade escolar por meio da consciência acerca da saúde financeira doméstica; Identificar as fragilidades dentro do contexto financeiro acerca das ações corriqueiras dos estudantes e familiares dos mesmos; Compreender sobre o bom uso do dinheiro dentro do que é limitado à renda da família; Refletir sobre a noção de “necessidade versus supérfluo” frente à compra por impulso; Debater sobre o consumismo na sociedade atual frente ao sistema capitalista de produção; Promover a reflexão acerca do endividamento das famílias brasileiras; Analisar aspectos relacionados à crise econômica frente à economia global e local. Se levarmos em conta o acesso às informações que nossos alunos possuem em relação à educação financeira, podemos perceber o quão frágil é a noção de educação financeira que os mesmos possuem. A necessidade do referido trabalho veio no sentido de melhoria das concepções dos alunos acerca das finanças pessoais. As ações obtiveram excelentes resultados, com alunos nos buscando para saber mais informações e ficarem cada vez mais por dentro da temática.
Références
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SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
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© Phellipe Cunha da Silva, Jadson de Jesus Santos 2021

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