Caracterização das turmas do Ensino Médio como suporte para o planejamento da prática docente
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255969Mots-clés :
diagnóstico de turma, tecnologia da informação e comunicação, Ensino de GeografiaRésumé
Este presente artigo visa caracterizar as turmas do Ensino Médio noturno da Escola de Educação Básica Padre João Stolte localizada no município de Botuverá/SC com a finalidade de elaborar um diagnóstico para contribuir com o planejamento da prática docente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender o papel do uso das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Para levantamento de dados, inicialmente utilizou-se um questionário semiestruturado para traçar um perfil dos estudantes do Ensino Médio noturno e, em seguida, procurou-se investigar os interesses dos estudantes pelos estudos bem como suas relações com as tecnologias da informação e comunicação. Após a aplicação do questionário, os dados foram tabulados com o auxílio do Excel e apresentados nas discussões deste artigo. Concluiu-se que o público alvo desta pesquisa possui acesso e conecta-se com o mundo digital no seu cotidiano, tornando viável o uso de ferramentas tecnológicas como apoio potencial no processo de ensino e aprendizagem. A caracterização apresentada servirá como suporte para a elaboração de futuros planos de aulas que contemplem o uso das tecnologias de informação e os interesses dos estudantes identificados nesta pesquisa.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
G1 GLOBO. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Globo.com, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 08 jul 2022.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. IBGE Cidades. Botuverá. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/botuvera/panorama. Acesso em: 08 jul 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. In: O futuro do pensamento da era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com Tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel.
MASETTO, Marcos Tarciso. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11-65.
PONTE, J.P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90, 2000.
PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. CACETE, N. H. (Orgs). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383p.
PESSOA, Jomara Dantas. O ensino de geografia e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. Curitiba, 2011. Monografia (Especialista em Educação a Distância). Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33040/JOMARA%20DANTAS%20PESSOA.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 09 mar 2022.
PACHECO, Ana Paula. O uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino e Aprendizagem de geografia: uma proposta de formação Continuada. João Pessoa, 2019. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18779 Acesso em 10 mai 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© João Leonir Mantovani 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.