Caracterização das turmas do Ensino Médio como suporte para o planejamento da prática docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255969

Mots-clés :

diagnóstico de turma, tecnologia da informação e comunicação, Ensino de Geografia

Résumé

Este presente artigo visa caracterizar as turmas do Ensino Médio noturno da Escola de Educação Básica Padre João Stolte localizada no município de Botuverá/SC com a finalidade de elaborar um diagnóstico para contribuir com o planejamento da prática docente.  Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender o papel do uso das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Para levantamento de dados, inicialmente utilizou-se um questionário semiestruturado para traçar um perfil dos estudantes do Ensino Médio noturno e, em seguida, procurou-se investigar os interesses dos estudantes pelos estudos bem como suas relações com as tecnologias da informação e comunicação.  Após a aplicação do questionário, os dados foram tabulados com o auxílio do Excel e apresentados nas discussões deste artigo. Concluiu-se que o público alvo desta pesquisa possui acesso e conecta-se com o mundo digital no seu cotidiano, tornando viável o uso de ferramentas tecnológicas como apoio potencial no processo de ensino e aprendizagem. A caracterização apresentada servirá como suporte para a elaboração de futuros planos de aulas que contemplem o uso das tecnologias de informação e os interesses dos estudantes identificados nesta pesquisa.

Biographie de l'auteur

João Leonir Mantovani, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciado em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), bacharel em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), especialista em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e mestrando em Ensino de Geografia pelo Insituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque. Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e da Rede Municipal de Ensino de Brusque/SC

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

G1 GLOBO. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Globo.com, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 08 jul 2022.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. IBGE Cidades. Botuverá. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/botuvera/panorama. Acesso em: 08 jul 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. In: O futuro do pensamento da era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com Tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel.

MASETTO, Marcos Tarciso. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11-65.

PONTE, J.P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90, 2000.

PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. CACETE, N. H. (Orgs). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383p.

PESSOA, Jomara Dantas. O ensino de geografia e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. Curitiba, 2011. Monografia (Especialista em Educação a Distância). Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33040/JOMARA%20DANTAS%20PESSOA.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 09 mar 2022.

PACHECO, Ana Paula. O uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino e Aprendizagem de geografia: uma proposta de formação Continuada. João Pessoa, 2019. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18779 Acesso em 10 mai 2022.

Publiée

2023-04-28

Comment citer

Mantovani, J. L. (2023). Caracterização das turmas do Ensino Médio como suporte para o planejamento da prática docente. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 96–114. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255969