Caracterización de las clases de bachillerato como apoyo para la planificación de la práctica docente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255969Palabras clave:
diagnóstico de clase, tecnología de la información y la comunicación, enseñanza de la geografíaResumen
Este artículo tiene como objetivo caracterizar las clases nocturnas de la escuela secundaria de la Escola de Educação Básica Padre João Stolte ubicada en la ciudad de Botuverá/SC con el fin de desarrollar un diagnóstico para contribuir a la planificación de la práctica docente. Se realizó una investigación bibliográfica con el fin de comprender el papel del uso de las tecnologías de la información y la comunicación en el ámbito escolar. Para la recolección de datos, inicialmente se utilizó un cuestionario semiestructurado para delinear un perfil de los estudiantes de secundaria en la noche y, luego, se buscó investigar los intereses de los estudiantes en los estudios, así como su relación con las tecnologías de la información y la comunicación. Después de la aplicación del cuestionario, los datos fueron tabulados con ayuda de Excel y presentados en las discusiones de este artículo. Se concluyó que el público objetivo de esta investigación tiene acceso y se conecta con el mundo digital en su diario vivir, siendo viable el uso de herramientas tecnológicas como potencial apoyo en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La caracterización presentada servirá de apoyo para la elaboración de futuros planes de estudio que contemplen el uso de las tecnologías de la información y los intereses de los estudiantes identificados en esta investigación.Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
G1 GLOBO. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Globo.com, 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Acesso em: 08 jul 2022.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. IBGE Cidades. Botuverá. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/botuvera/panorama. Acesso em: 08 jul 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. In: O futuro do pensamento da era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com Tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel.
MASETTO, Marcos Tarciso. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11-65.
PONTE, J.P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, 24, 63-90, 2000.
PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. CACETE, N. H. (Orgs). Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383p.
PESSOA, Jomara Dantas. O ensino de geografia e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma Proposta de Formação Docente na Modalidade de Ensino à Distância. Curitiba, 2011. Monografia (Especialista em Educação a Distância). Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33040/JOMARA%20DANTAS%20PESSOA.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 09 mar 2022.
PACHECO, Ana Paula. O uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino e Aprendizagem de geografia: uma proposta de formação Continuada. João Pessoa, 2019. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18779 Acesso em 10 mai 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Leonir Mantovani

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.