Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632

Palavras-chave:

integração tecnológica, tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de geografia

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm transformado as práticas educacionais, oferecendo novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa os desafios e as aprendizagens na integração das TDICs no ensino de Geografia, com foco em uma escola pública em Garanhuns-PE. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia, investiga as percepções de residentes e alunos sobre a aplicação das TDICs. Os resultados revelam que a falta de infraestrutura adequada, como acesso à internet e recursos digitais, representa um obstáculo significativo para a implementação das TDICs. Contudo, diversas estratégias foram adotadas para contornar essas limitações e promover a participação ativa dos alunos. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada dos professores para garantir uma integração efetiva das TDICs, enfatizando a necessidade de habilidades e conhecimentos específicos para utilizar as tecnologias de forma crítica e significativa. Conclui-se que a integração das TDICs no ensino de Geografia requer não apenas a disponibilidade de recursos tecnológicos, mas também uma abordagem pedagógica inovadora e adaptativa, capaz de transformar os desafios em oportunidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Eanes Porto Lima, Universidade de Pernambuco

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Ailson Barbosa da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor em Geografia e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).

Referências

AQUINO, D. T et al. Relato de experiência do PIBID: uso das tdic no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. In: PESSOA, C. F; SILVA, A. C. C (org.). Práticas pedagógicas inovadoras. Recife: EDUPE, 2023. p. 10-24.

ARRUDA, M. A. V.; COSTA, I. C. F.; MELO, J. A. B. Introdução das tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC's) no ensino de Geografia. In: IX Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, Paraíba. Anais [...]. EDIB/UEPB, 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

GUERRA, F. F; BALBINO, C. A.S; MOREIRA, A. M. A. M. Tecnologias e currículo: impactos na prática educativa e no papel do professor. Plures Humanidades, v. 18, n. 1, 2017.

HUMMEL, E. I et al. Inovação e TDIC na educação: da formação à reflexão dos professores da educação básica. Ensino & Pesquisa, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 103-115, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, 2024.

MELO JÚNIOR, A. L; MORAIS, R. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 26-33, 2018.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.

OLIVEIRA, J. A. Inclusão digital: a percepção dos professores sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino da geografia. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Fernando Pessoa (Portugal).

SANTOS, S. M. A. V et al. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea. Contribuciones A Las Ciencias Sociales, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 4586-4600, 2024.

SILVA, A. C. M; GEHRES, A. F; CAMINHA, I. O. O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 27, p. 584-604, 2023.

STÜRMER, A. B. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 3-12, 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

Lima, E. P., & Silva, A. B. da. (2024). Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 78–88. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632