Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632Palavras-chave:
integração tecnológica, tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de geografiaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm transformado as práticas educacionais, oferecendo novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa os desafios e as aprendizagens na integração das TDICs no ensino de Geografia, com foco em uma escola pública em Garanhuns-PE. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia, investiga as percepções de residentes e alunos sobre a aplicação das TDICs. Os resultados revelam que a falta de infraestrutura adequada, como acesso à internet e recursos digitais, representa um obstáculo significativo para a implementação das TDICs. Contudo, diversas estratégias foram adotadas para contornar essas limitações e promover a participação ativa dos alunos. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada dos professores para garantir uma integração efetiva das TDICs, enfatizando a necessidade de habilidades e conhecimentos específicos para utilizar as tecnologias de forma crítica e significativa. Conclui-se que a integração das TDICs no ensino de Geografia requer não apenas a disponibilidade de recursos tecnológicos, mas também uma abordagem pedagógica inovadora e adaptativa, capaz de transformar os desafios em oportunidades de aprendizagem.
Referências
AQUINO, D. T et al. Relato de experiência do PIBID: uso das tdic no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. In: PESSOA, C. F; SILVA, A. C. C (org.). Práticas pedagógicas inovadoras. Recife: EDUPE, 2023. p. 10-24.
ARRUDA, M. A. V.; COSTA, I. C. F.; MELO, J. A. B. Introdução das tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC's) no ensino de Geografia. In: IX Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, Paraíba. Anais [...]. EDIB/UEPB, 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
GUERRA, F. F; BALBINO, C. A.S; MOREIRA, A. M. A. M. Tecnologias e currículo: impactos na prática educativa e no papel do professor. Plures Humanidades, v. 18, n. 1, 2017.
HUMMEL, E. I et al. Inovação e TDIC na educação: da formação à reflexão dos professores da educação básica. Ensino & Pesquisa, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 103-115, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, 2024.
MELO JÚNIOR, A. L; MORAIS, R. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 26-33, 2018.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.
OLIVEIRA, J. A. Inclusão digital: a percepção dos professores sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino da geografia. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
SANTOS, S. M. A. V et al. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea. Contribuciones A Las Ciencias Sociales, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 4586-4600, 2024.
SILVA, A. C. M; GEHRES, A. F; CAMINHA, I. O. O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 27, p. 584-604, 2023.
STÜRMER, A. B. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 3-12, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eanes Porto Lima, Ailson Barbosa da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.