Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632Mots-clés :
integração tecnológica, tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de geografiaRésumé
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm transformado as práticas educacionais, oferecendo novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa os desafios e as aprendizagens na integração das TDICs no ensino de Geografia, com foco em uma escola pública em Garanhuns-PE. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia, investiga as percepções de residentes e alunos sobre a aplicação das TDICs. Os resultados revelam que a falta de infraestrutura adequada, como acesso à internet e recursos digitais, representa um obstáculo significativo para a implementação das TDICs. Contudo, diversas estratégias foram adotadas para contornar essas limitações e promover a participação ativa dos alunos. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada dos professores para garantir uma integração efetiva das TDICs, enfatizando a necessidade de habilidades e conhecimentos específicos para utilizar as tecnologias de forma crítica e significativa. Conclui-se que a integração das TDICs no ensino de Geografia requer não apenas a disponibilidade de recursos tecnológicos, mas também uma abordagem pedagógica inovadora e adaptativa, capaz de transformar os desafios em oportunidades de aprendizagem.
Références
AQUINO, D. T et al. Relato de experiência do PIBID: uso das tdic no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. In: PESSOA, C. F; SILVA, A. C. C (org.). Práticas pedagógicas inovadoras. Recife: EDUPE, 2023. p. 10-24.
ARRUDA, M. A. V.; COSTA, I. C. F.; MELO, J. A. B. Introdução das tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC's) no ensino de Geografia. In: IX Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, Paraíba. Anais [...]. EDIB/UEPB, 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
GUERRA, F. F; BALBINO, C. A.S; MOREIRA, A. M. A. M. Tecnologias e currículo: impactos na prática educativa e no papel do professor. Plures Humanidades, v. 18, n. 1, 2017.
HUMMEL, E. I et al. Inovação e TDIC na educação: da formação à reflexão dos professores da educação básica. Ensino & Pesquisa, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 103-115, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, 2024.
MELO JÚNIOR, A. L; MORAIS, R. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 26-33, 2018.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.
OLIVEIRA, J. A. Inclusão digital: a percepção dos professores sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino da geografia. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
SANTOS, S. M. A. V et al. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea. Contribuciones A Las Ciencias Sociales, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 4586-4600, 2024.
SILVA, A. C. M; GEHRES, A. F; CAMINHA, I. O. O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 27, p. 584-604, 2023.
STÜRMER, A. B. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 3-12, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Eanes Porto Lima, Ailson Barbosa da Silva 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.