Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632

Mots-clés :

integração tecnológica, tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de geografia

Résumé

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm transformado as práticas educacionais, oferecendo novas oportunidades para o ensino e a aprendizagem. Este estudo analisa os desafios e as aprendizagens na integração das TDICs no ensino de Geografia, com foco em uma escola pública em Garanhuns-PE. A pesquisa, fundamentada na fenomenologia, investiga as percepções de residentes e alunos sobre a aplicação das TDICs. Os resultados revelam que a falta de infraestrutura adequada, como acesso à internet e recursos digitais, representa um obstáculo significativo para a implementação das TDICs. Contudo, diversas estratégias foram adotadas para contornar essas limitações e promover a participação ativa dos alunos. A pesquisa também destaca a importância da formação continuada dos professores para garantir uma integração efetiva das TDICs, enfatizando a necessidade de habilidades e conhecimentos específicos para utilizar as tecnologias de forma crítica e significativa. Conclui-se que a integração das TDICs no ensino de Geografia requer não apenas a disponibilidade de recursos tecnológicos, mas também uma abordagem pedagógica inovadora e adaptativa, capaz de transformar os desafios em oportunidades de aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Eanes Porto Lima, Universidade de Pernambuco

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Ailson Barbosa da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor em Geografia e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).

Références

AQUINO, D. T et al. Relato de experiência do PIBID: uso das tdic no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. In: PESSOA, C. F; SILVA, A. C. C (org.). Práticas pedagógicas inovadoras. Recife: EDUPE, 2023. p. 10-24.

ARRUDA, M. A. V.; COSTA, I. C. F.; MELO, J. A. B. Introdução das tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC's) no ensino de Geografia. In: IX Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, Paraíba. Anais [...]. EDIB/UEPB, 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

GUERRA, F. F; BALBINO, C. A.S; MOREIRA, A. M. A. M. Tecnologias e currículo: impactos na prática educativa e no papel do professor. Plures Humanidades, v. 18, n. 1, 2017.

HUMMEL, E. I et al. Inovação e TDIC na educação: da formação à reflexão dos professores da educação básica. Ensino & Pesquisa, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 103-115, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, 2024.

MELO JÚNIOR, A. L; MORAIS, R. Estudo de caso como estratégia de investigação qualitativa em educação. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 26-33, 2018.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.

OLIVEIRA, J. A. Inclusão digital: a percepção dos professores sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino da geografia. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Fernando Pessoa (Portugal).

SANTOS, S. M. A. V et al. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na escola contemporânea. Contribuciones A Las Ciencias Sociales, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 4586-4600, 2024.

SILVA, A. C. M; GEHRES, A. F; CAMINHA, I. O. O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 11, n. 27, p. 584-604, 2023.

STÜRMER, A. B. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 3-12, 2011.

Publié-e

2024-10-31

Comment citer

Lima, E. P., & Silva, A. B. da. (2024). Desafios e aprendizagens na integração de TDICs no ensino de Geografia: estudo de caso em uma escola pública em Garanhuns-PE. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 78–88. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263632