Atividades de campo no ensino de Geografia em Angola: análise da sua trajetória no contexto educativo nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.265140

Palavras-chave:

atividades de campo, ensino de geografia, formação de professores, Angola

Resumo

Desde tempos remotos, as atividades de campo têm sido fundamentais para a compreensão dos conhecimentos geográficos, constituindo uma forma essencial de organização do ensino de Geografia, vinculando a teoria à prática. Contudo, o conhecimento sobre os seus antecedentes no ensino de Geografia em Angola é limitado, devido à escassez de estudos sobre o tema, o que representa uma lacuna na formação de professores desta área. Este estudo apresenta uma aproximação à trajetória das atividades de campo no ensino de Geografia em Angola, desde a época colonial até a atualidade. O objetivo é analisar a evolução das atividades de campo nas diferentes etapas do desenvolvimento educativo angolano, destacando os principais avanços e desafios. A metodologia do estudo adaptou a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista com um especialista cubano com amplo conhecimento sobre a experiência angolana no período pós-independência. A triangulação dos dados foi realizada para assegurar a validade e a confiabilidade dos resultados. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise crítica. Os resultados indicam que, durante o período colonial, a educação era elitista, com atividades de campo praticamente inexistentes. Após a independência em 1975 e as reformas educativas subsequentes, houve esforços para incluir conteúdos geográficos locais e metodologias práticas, mas o conflito armado até 2002 limitou essas iniciativas devido ao risco de ataques ou campos minados. Com a paz alcançada em 2002 e a Reforma Educativa de 2004, as atividades de campo passaram a integrar a política educativa e a constituir uma disciplina independente nos cursos superiores de formação de professores de Geografia. Portanto, apesar dos desafios históricos e políticos, as atividades de campo sempre constituíram uma prática essencial no ensino de Geografia em Angola, contribuindo para a aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes geográficas.

Biografia do Autor

Fernando Vianeque Agostinho, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Professor do Departamento de Ensino de Ciências Exatas e do Curso de Mestrado em Metodologia do Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, e dos cursos de Mestrado em Ensino de Geografia do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe e do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola

Adalberto Giral Gutiérrez, Facultad de Ciencias, Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona"

Profesor de la Facultad de Ciencias de la Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, Cuba

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Agostinho, F. V., & Gutiérrez, A. G. (2025). Atividades de campo no ensino de Geografia em Angola: análise da sua trajetória no contexto educativo nacional. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 94–112. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.265140