Mapeamento híbrido-colaborativo como ferramenta de compreensão de eventos pluviométricos adversos: contribuições à educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.265171

Palavras-chave:

ensino de geografia , eventos climáticos adversos, mapeamento colaborativo , riscos

Resumo

O texto em tela tem por objetivo analisar o potencial do uso do mapeamento colaborativo como instrumento da aprendizagem geográfica dialogando com as demandas cotidianas dos estudantes e das comunidades nas quais estão inseridos. Trata-se do resultado de intervenção pedagógica realizada em escola de Ensino Fundamental situada  em área urbana do Distrito Federal suscetível a eventos climáticos adversos. Para a coleta de dados foram realizados recortes temáticos e metodológicos na proposta curricular da escola de modo que a inserção da prática de mapeamento colaborativo dialogasse com as expectativas de aprendizagem propostas para o ano escolar alvo da intervenção. O mapeamento colaborativo foi utilizado na construção de mapas e compilação de dados, sendo assim, o uso da cartografia e de ferramentas geotecnológicas favoreceram o desenvolvimento da educação geográfica de maneira a reconhecer áreas propícias a alagamentos decorrentes dos eventos atmosféricos estudados, os quais ocorrem no cotidiano da comunidade investigada. A geografia escolar, por meio do mapeamento colaborativo, colaborou na compreensão da realidade e do cotidiano do estudante, de forma que estes identificaram e compreenderam os riscos oriundos dos eventos adversos presentes nas áreas urbanas e residenciais nas quais vivem.

Biografia do Autor

Tayline Emanuele Carritilha Ribeiro da Costa, Universidade de Brasília

Licenciada em Geografia (IFB), discente do Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (PPGGAG) no nível de Mestrado da Universidade de Brasília (UnB) e professora temporária da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Luan do Carmo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Instituto Federal de Brasília

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Costa, T. E. C. R. da, & Silva, L. do C. da. (2025). Mapeamento híbrido-colaborativo como ferramenta de compreensão de eventos pluviométricos adversos: contribuições à educação geográfica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 44–70. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.265171