Mapeamento híbrido-colaborativo como ferramenta de compreensão de eventos pluviométricos adversos: contribuições à educação geográfica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.265171Schlagworte:
ensino de geografia , eventos climáticos adversos, mapeamento colaborativo , riscosAbstract
O texto em tela tem por objetivo analisar o potencial do uso do mapeamento colaborativo como instrumento da aprendizagem geográfica dialogando com as demandas cotidianas dos estudantes e das comunidades nas quais estão inseridos. Trata-se do resultado de intervenção pedagógica realizada em escola de Ensino Fundamental situada em área urbana do Distrito Federal suscetível a eventos climáticos adversos. Para a coleta de dados foram realizados recortes temáticos e metodológicos na proposta curricular da escola de modo que a inserção da prática de mapeamento colaborativo dialogasse com as expectativas de aprendizagem propostas para o ano escolar alvo da intervenção. O mapeamento colaborativo foi utilizado na construção de mapas e compilação de dados, sendo assim, o uso da cartografia e de ferramentas geotecnológicas favoreceram o desenvolvimento da educação geográfica de maneira a reconhecer áreas propícias a alagamentos decorrentes dos eventos atmosféricos estudados, os quais ocorrem no cotidiano da comunidade investigada. A geografia escolar, por meio do mapeamento colaborativo, colaborou na compreensão da realidade e do cotidiano do estudante, de forma que estes identificaram e compreenderam os riscos oriundos dos eventos adversos presentes nas áreas urbanas e residenciais nas quais vivem.
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