GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Autor/innen

  • Ronaldo dos Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240421

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma breve a origem, os caminhos percorridos e as perspectivas da cartografia escolar no Brasil através de um levantamento do estado da arte da pesquisa no Brasil. Para o alcance do objetivo mencionado fez-se um levantamento das principais publicações da área Souza e Katuta, (2001), Almeida (2007) e Almeida e Almeida (2014), levantamento no banco de teses da CAPES e levantamento no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Passados quase quarenta anos da origem da cartografia escolar como linha de pesquisa percebe-se que muito já foi feito, porém, os desafios ainda existem para que esta linha de pesquisa seja inserida como um componente curricular nos cursos de graduação e possa fazer parte da formação inicial do professor de geografia. Acredita-se que desta forma seu reflexo na educação básica seja sentido em todo o território nacional.

Veröffentlicht

2018-01-23

Zitationsvorschlag

Barbosa, R. dos S. (2018). GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 166–175. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240421