GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240421Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma breve a origem, os caminhos percorridos e as perspectivas da cartografia escolar no Brasil através de um levantamento do estado da arte da pesquisa no Brasil. Para o alcance do objetivo mencionado fez-se um levantamento das principais publicações da área Souza e Katuta, (2001), Almeida (2007) e Almeida e Almeida (2014), levantamento no banco de teses da CAPES e levantamento no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Passados quase quarenta anos da origem da cartografia escolar como linha de pesquisa percebe-se que muito já foi feito, porém, os desafios ainda existem para que esta linha de pesquisa seja inserida como um componente curricular nos cursos de graduação e possa fazer parte da formação inicial do professor de geografia. Acredita-se que desta forma seu reflexo na educação básica seja sentido em todo o território nacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution NonCommercial International 4.0 (CC BY-NC) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.