Experiências pedagógicas através do PIBID: relatos e vivências no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247880Schlagworte:
Ensino de geografia, PIBID, Práticas pedagógicas, Cartografia escolar.Abstract
O presente artigo apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências e práticas experienciadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, realizou-se uma breve discussão teórica a respeito do ensino de geografia e da cartografia escolar. Posteriormente, realizou-se o relato de duas práticas desenvolvidas junto a estudantes de uma escola de ensino fundamental no município de Passo Fundo/RS, onde encontra-se inserido o subprojeto PIBID – Geografia da Universidade de Passo Fundo. O incremento do PIBID nas instituições formadoras de professores, oportuniza aproximação entre o saber acadêmico e o escolar. É necessário oportunizar meios para que o conhecimento produzido dentro destas instituições esteja em consonância com a sociedade, especialmente com o meio escolar se tratando da formação de professores. Além de evidenciar a importância que o PIBID possui para a formação de professores, evidenciou-se a necessidade de práticas adequadas para uma efetiva alfabetização cartográfica, desenvolvendo assim habilidades de orientação, localização e a decodificação da linguagem cartográfica.
Literaturhinweise
ALMEIDA, R. D. de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
ALMEIDA, R. D.; ALMEIDA, R. A. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N0 63/4, p. 885-897, Jul/Ago/2014
BAPTISTA, N. L. Cartografia escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de geografia na contemporaneidade. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia), Santa Maria, 2019
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2018.
CASTROGIOVANI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 1 ed. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2006.
DARROZ, L. M.; BETENCOURT, M. de F. B.; VALÉRIO, P. da S. Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID. Curitiba: CRV, 2018.
PASSINI, E. Y. Reflexões metodológicas e cognitivas: aproximações entre sujeito e objeto In: Alfabetização cartográfica e aprendizagem de geografia. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-43.
MOREIRA, R. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO. Parâmetros Curriculares de Passo Fundo/RS, p. 195 – 204, 2008
RIZZATTI, M. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de geografia:contribuições das geotecnologias no ensino fundamental. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia). Santa Maria, 2018.
SANTOS, R. L.; CARDOSO, D. L; BARBOSA, R. dos S. Princípios Básicos da Cartografia Escolar no Ensino Fundamental: Teoria e Prática. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 20-42, jan./jun. 2014.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Mateus Pessetti, Cristian Guilherme Lino

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.