Experiências pedagógicas através do PIBID: relatos e vivências no ensino de geografia
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247880Mots-clés :
Ensino de geografia, PIBID, Práticas pedagógicas, Cartografia escolar.Résumé
O presente artigo apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências e práticas experienciadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, realizou-se uma breve discussão teórica a respeito do ensino de geografia e da cartografia escolar. Posteriormente, realizou-se o relato de duas práticas desenvolvidas junto a estudantes de uma escola de ensino fundamental no município de Passo Fundo/RS, onde encontra-se inserido o subprojeto PIBID – Geografia da Universidade de Passo Fundo. O incremento do PIBID nas instituições formadoras de professores, oportuniza aproximação entre o saber acadêmico e o escolar. É necessário oportunizar meios para que o conhecimento produzido dentro destas instituições esteja em consonância com a sociedade, especialmente com o meio escolar se tratando da formação de professores. Além de evidenciar a importância que o PIBID possui para a formação de professores, evidenciou-se a necessidade de práticas adequadas para uma efetiva alfabetização cartográfica, desenvolvendo assim habilidades de orientação, localização e a decodificação da linguagem cartográfica.
Références
ALMEIDA, R. D. de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
ALMEIDA, R. D.; ALMEIDA, R. A. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N0 63/4, p. 885-897, Jul/Ago/2014
BAPTISTA, N. L. Cartografia escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de geografia na contemporaneidade. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia), Santa Maria, 2019
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2018.
CASTROGIOVANI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 1 ed. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2006.
DARROZ, L. M.; BETENCOURT, M. de F. B.; VALÉRIO, P. da S. Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID. Curitiba: CRV, 2018.
PASSINI, E. Y. Reflexões metodológicas e cognitivas: aproximações entre sujeito e objeto In: Alfabetização cartográfica e aprendizagem de geografia. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-43.
MOREIRA, R. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO. Parâmetros Curriculares de Passo Fundo/RS, p. 195 – 204, 2008
RIZZATTI, M. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de geografia:contribuições das geotecnologias no ensino fundamental. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia). Santa Maria, 2018.
SANTOS, R. L.; CARDOSO, D. L; BARBOSA, R. dos S. Princípios Básicos da Cartografia Escolar no Ensino Fundamental: Teoria e Prática. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 20-42, jan./jun. 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Mateus Pessetti, Cristian Guilherme Lino 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.