Experiências pedagógicas através do PIBID: relatos e vivências no ensino de geografia

Autori

  • Mateus Pessetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristian Guilherme Lino Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247880

Parole chiave:

Ensino de geografia, PIBID, Práticas pedagógicas, Cartografia escolar.

Abstract

O presente artigo apresenta uma reflexão e um relato a partir das vivências e práticas experienciadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, realizou-se uma breve discussão teórica a respeito do ensino de geografia e da cartografia escolar. Posteriormente, realizou-se o relato de duas práticas desenvolvidas junto a estudantes de uma escola de ensino fundamental no município de Passo Fundo/RS, onde encontra-se inserido o subprojeto PIBID – Geografia da Universidade de Passo Fundo. O incremento do PIBID nas instituições formadoras de professores, oportuniza aproximação entre o saber acadêmico e o escolar. É necessário oportunizar meios para que o conhecimento produzido dentro destas instituições esteja em consonância com a sociedade, especialmente com o meio escolar se tratando da formação de professores. Além de evidenciar a importância que o PIBID possui para a formação de professores, evidenciou-se a necessidade de práticas adequadas para uma efetiva alfabetização cartográfica, desenvolvendo assim habilidades de orientação, localização e a decodificação da linguagem cartográfica.

Biografie autore

Mateus Pessetti, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Geografia no Colégio Marista Conceição - Passo Fundo/RS. Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade de Passo Fundo e, atualmente, é aluno do Mestrado em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do Professor Dr° Cesar de David. Tem interesse em temas relacionados a Geografia, com ênfase em Geografia Humana, buscando pesquisar os seguintes temas: organização do espaço, espaço rural, dinâmica da produção agropecuária, região e regionalização, desenvolvimento local/regional, ensino de geografia e pensamento geográfico. 

Cristian Guilherme Lino, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Geografia pela Universidade de Passo Fundo. Professor de Geografia da rede pública estadual do Rio Grande do Sul

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, R. D. de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ALMEIDA, R. D.; ALMEIDA, R. A. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N0 63/4, p. 885-897, Jul/Ago/2014

BAPTISTA, N. L. Cartografia escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de geografia na contemporaneidade. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tese de Doutorado (Doutorado em Geografia), Santa Maria, 2019

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2018.

CASTROGIOVANI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 1 ed. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2006.

DARROZ, L. M.; BETENCOURT, M. de F. B.; VALÉRIO, P. da S. Saberes e experiências em construção: a importância do PIBID. Curitiba: CRV, 2018.

PASSINI, E. Y. Reflexões metodológicas e cognitivas: aproximações entre sujeito e objeto In: Alfabetização cartográfica e aprendizagem de geografia. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 23-43.

MOREIRA, R. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO. Parâmetros Curriculares de Passo Fundo/RS, p. 195 – 204, 2008

RIZZATTI, M. A cartografia escolar e as inteligências múltiplas no ensino de geografia:contribuições das geotecnologias no ensino fundamental. Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia). Santa Maria, 2018.

SANTOS, R. L.; CARDOSO, D. L; BARBOSA, R. dos S. Princípios Básicos da Cartografia Escolar no Ensino Fundamental: Teoria e Prática. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 20-42, jan./jun. 2014.

Pubblicato

2021-04-09

Come citare

Pessetti, M., & Lino, C. G. (2021). Experiências pedagógicas através do PIBID: relatos e vivências no ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 150–165. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247880