Inovar no ensino de Geografia: relato de experiência no modelo remoto em uma escola da zona rural de Santana do Matos/RN

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248245

Schlagworte:

inovação, Ensino remoto e emergencial, prática pedagógica, Ensino de Geografia, Zona Rural

Abstract

Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido com os estudantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural, na cidade de Santana do Matos/RN. A prática pedagógica desenvolvida com os alunos gravitou em torno do processo de modernização das atividades econômicas, meios de comunicação e de transporte, e visava responder ao seguinte questionamento: de que maneira o avanço tecnológico contribui para a modernização das atividades humanas? Para a realização desta proposta de intervenção escolar foram desenvolvidas atividades de forma síncrona, em que utilizamos o aplicativo do Google  Meet e de forma assíncrona, pelos aplicativos Google Classroom e WhatsApp, assim, esta intervenção esteve ancorada na metodologia da sala de aula invertida, na qual encontramos seus fundamentos conceituais e teórico-descritivo nos escritos de Jonathan Bergmann e Aaran Santos (2018), e de ensino remoto, com base em Garcia et. al (2020). Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e se fez o uso do diário de campo e de registros fotográficos. Com tal relato, é notável que em meio ao contexto do distanciamento social em decorrência  da pandemia que assolou o mundo neste início de década, as metodologias ativas se apresentam como solução para propor práticas pedagógicas que visam formar o aluno no ensino de Geografia sob uma perspectiva crítica e reflexiva, de maneira a encurtar distâncias e oportunizar aprendizados.

Autor/innen-Biografien

Geovar Miguel dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - GEOPROF/UFRN-CERES

 

https://orcid.org/0000-0002-5186-8841

Julliana Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialização latosensu em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. https://orcid.org/0000-0001-5606-110X

Bárbara de Medeiros Dantas, Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Graduada em Geografia - Licenciatura (UFRN). Discente da Pós-Graduação do curso de Políticas Públicas e Projetos Sociais pela FAVENI. Discente em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Mestrado Profissional - GEOPROF - UFRN/CERES-RN

 

https://orcid.org/0000-0003-0968-9476

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará; Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Coordenadora do Programa Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

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Veröffentlicht

2021-07-26

Zitationsvorschlag

Santos, G. M. dos, Silva, J. A. da, Dantas, B. de M., & Garcia, T. C. M. (2021). Inovar no ensino de Geografia: relato de experiência no modelo remoto em uma escola da zona rural de Santana do Matos/RN. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 36–54. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248245