Inovar no ensino de Geografia: relato de experiência no modelo remoto em uma escola da zona rural de Santana do Matos/RN
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248245Parole chiave:
inovação, Ensino remoto e emergencial, prática pedagógica, Ensino de Geografia, Zona RuralAbstract
Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido com os estudantes da turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural, na cidade de Santana do Matos/RN. A prática pedagógica desenvolvida com os alunos gravitou em torno do processo de modernização das atividades econômicas, meios de comunicação e de transporte, e visava responder ao seguinte questionamento: de que maneira o avanço tecnológico contribui para a modernização das atividades humanas? Para a realização desta proposta de intervenção escolar foram desenvolvidas atividades de forma síncrona, em que utilizamos o aplicativo do Google Meet e de forma assíncrona, pelos aplicativos Google Classroom e WhatsApp, assim, esta intervenção esteve ancorada na metodologia da sala de aula invertida, na qual encontramos seus fundamentos conceituais e teórico-descritivo nos escritos de Jonathan Bergmann e Aaran Santos (2018), e de ensino remoto, com base em Garcia et. al (2020). Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e se fez o uso do diário de campo e de registros fotográficos. Com tal relato, é notável que em meio ao contexto do distanciamento social em decorrência da pandemia que assolou o mundo neste início de década, as metodologias ativas se apresentam como solução para propor práticas pedagógicas que visam formar o aluno no ensino de Geografia sob uma perspectiva crítica e reflexiva, de maneira a encurtar distâncias e oportunizar aprendizados.
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