O ensino de geografia no curso de Pedagogia: as possibilidades, os limites e os desafios no processo da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249079Schlagworte:
Alfabetização Geográfica, Ensino de Geografia, Geografia Crítica, Pedagogia Histórico-CríticaAbstract
Este artigo tem como objetivo evidenciar questões e reflexões levantadas no desenvolvimento da disciplina de “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia”, ministrada entre os anos de 2018 a 2020 em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do município de Serra-ES. Colocamos em relevo a importância da alfabetização geográfica para a práxis docente nos anos iniciais do ensino fundamental, especialmente no domínio teórico-conceitual na formação dos professores pedagogos para o processo de mediação do desenvolvimento do olhar geográfico sobre a realidade. Apontamos os caminhos percorridos no âmbito da disciplina referida, assim como os seus desafios, os seus limites e as suas possibilidades. Para tal, debruçamo-nos na metodologia qualitativa mediante ao levantamento, leitura e análise bibliográfica e, assim, dialogamos com autores que tratam da especificidade do ensino da Geografia Crítica, além de analisar os resultados de um questionário semiestruturado aplicado aos discentes do curso de Pedagogia matriculados na disciplina supracitada. Nesse trabalho deduzimos que a oferta de uma única disciplina relacionada à Geografia durante a licenciatura em Pedagogia pode ser potencializada pelo planejamento docente e pela articulação entre a pedagogia histórico-crítica e Geografia Crítica. Entretanto, faz-se necessário considerar diversos fatores contraditórios que colocam limites e desafios no processo de formação integral dos pedagogos no âmbito do ensino de Geografia.
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