Geossítio Colina do Horto: possibilidades à educação geográfica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249928Palavras-chave:
Geossítio Colina do Horto, ensino, Educação Geográfica, paisagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e explorar o potencial que o espaço do Geossítio Colina do Horto tem para o desenvolvimento de práticas que fundamentem a educação geográfica, à luz do conceito de paisagem. Deste modo, buscou-se fazer uma discussão sobre os aspectos físico-naturais voltados à geodiversidade local e regional e sociais, como a fé, religiosidade, e os símbolos que constituem a área pesquisada, destacando também o seu papel histórico na produção do espaço geográfico. A partir disso, fez-se uma discussão teórica do conceito de paisagem em suas diversas abordagens, seja como sistema funcional (geossistema) e simbólico (FURLAN, 2019) e como essas abordagens podem ser utilizadas no ensino de geografia e para a construção da educação geográfica. Por fim, estabeleceu-se a relação entre a paisagem do geossítio (como sistema natural e sistema simbólico) - em suas múltiplas facetas e temporalidades - com a educação geográfica, apontando propostas metodológicas para o seu desenvolvimento.
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