Da Geografia primitiva à pré-grega: a importância da epistemologia no ensino de Geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250177

Parole chiave:

Epistemologia da Geografia, Ensino, Civilizações, Mesopotâmia, Hebreus.

Abstract

A geografia é o estudo do planeta Terra através dos fenômenos que a compõem, um conceito importante para a evolução do pensamento geográfico é a epistemologia, que é o estudo das diferentes correntes filosóficas da geografia. O objetivo do estudo foi descrever os precursores da Geografia (Geografia Primitiva e Geografia Pré-Grega), logrando subsidiar epistemologicamente conteúdos para aulas de Ensino de Geografia nos diferentes níveis educacionais. A geografia pode ser dividida inicialmente em geografia primitiva e geografia pré-grega. A geografia pré-grega era muito voltada para questões práticas, dentro da geografia grega temos as primeiras civilizações, essas civilizações foram chamadas de: civilização do Rio Nilo, Mesopotâmia e Hebreus. A geografia pré-grega além de se focar nas migrações, foca nos relatos das viagens feitas pelos viajantes. A base fundamental para se fazer geografia é adquirida através do conhecimento das Escolas Geográficas e as suas contribuições para inserção da variável espaço e a variável tempo, sendo a Geografia Primitiva e Pré-Grega as precursoras de todas as escolas da Geografia. Viu-se ao longo do artigo que muitas das preocupações dos “primeiros geógrafos” ainda fazem-se presentes no cotidiano, sobretudo a indagação “onde?”, sendo uma reflexão necessária para professores de Geografia mediarem a vivência do aluno com o pensamento geográfico.

Biografie autore

Ewerton Ferreira Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (PUC-Minas).

José Henrique Izidoro Apezteguia Martinez, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (PUC-Minas).

Glaycon de Souza Andrade e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (PUC-Minas).

Gleyber Eustáquio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (PUC-Minas).

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Pubblicato

2022-04-11

Come citare

Ferreira Cruz, E., Martinez, J. H. I. A., Silva, G. de S. A. e, & Eustáquio, G. (2022). Da Geografia primitiva à pré-grega: a importância da epistemologia no ensino de Geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 1–16. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250177