O lugar de Carlinhos no espaço romanesco menino de engenho: ensino de geografia sob uma prática leitora
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250286Schlagworte:
Prática formativa, Leitura literária, Lugar, Ensino de Geografia.Abstract
O artigo trata de um relato de prática de ensino na formação inicial do professor de geografia mediado pela leitura do romance Menino de engenho de José do Lins do Rego. A prática teve como principal objetivo fomentar a aprendizagem e o significado da categoria de análise lugar através do olhar literário - espacial dos alunos frente ao contexto das narrativas e das memórias impressas por Carlinhos, personagem principal da obra. Em continuidade, a prática leitora dos alunos foi alinhada com a proposição de um exercício para sugestões de estratégias pedagógicas para mediar o ensino do lugar na escola. O principal resultado dessa prática de ensino/leitora foi a problematização da geografia escolar como um dos eixos na formação inicial dos alunos, ofertando-lhes a possibilidade de exercitar e de experimentar o significado pedagógico dos conhecimentos geográficos específicos para o exercício da profissão. Os resultados dessa prática também imprimem alguns desafios a serem superados pelos professores formadores, principalmente, quando assumem o papel de mediador para a realização de práticas de ensino a partir do uso de textos literários.
Literaturhinweise
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 334p.
CALVINO, Í. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. p. 83-134. In: CASTROGIOVANNIO, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 176p.
CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. p. 25-42. In: BUITONI, M. M. S (Org.). Geografia: ensino fundamental. Coleção Explorando o Ensino; Volume 22. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010. 252p.
CAVALCANTE JÚNIOR, F. Por uma escola do sujeito: O método (con)texto de letramentos múltiplos. 2ª edição. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.
CAVALCANTI, L. S. O lugar como espacialidade na formação do professor de Geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Rev. Bras. Educ. Geog., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 01-18, jul./dez., 2011. Disponível em: <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/39> Acesso em: 20 mai. 2019.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006. 144p.
FREYRE, G. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 7ª ed. São Paulo: Global, 2004. 255p.
MONTEIRO, C. A. F. O conteúdo geográfico nos espaços romanescos. Rev. C. &Trópico. Recife, v. 16, n. 2, p. 175-205, jul./dez., 1988. Disponível em: <https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/424/310> Acesso em: 05 mai. 2019.
REGO, J. L. Menino de engenho. 73ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. 88p.
SAMPAIO, A. Escritos do Ignoto – A literatura fantástica. p. 145-160. In: Netto, R. (Org.). Curso Literatura Cearense. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2020. 192p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Marcelo de Oliveira Moura

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.