O lugar de Carlinhos no espaço romanesco menino de engenho: ensino de geografia sob uma prática leitora
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250286Mots-clés :
Prática formativa, Leitura literária, Lugar, Ensino de Geografia.Résumé
O artigo trata de um relato de prática de ensino na formação inicial do professor de geografia mediado pela leitura do romance Menino de engenho de José do Lins do Rego. A prática teve como principal objetivo fomentar a aprendizagem e o significado da categoria de análise lugar através do olhar literário - espacial dos alunos frente ao contexto das narrativas e das memórias impressas por Carlinhos, personagem principal da obra. Em continuidade, a prática leitora dos alunos foi alinhada com a proposição de um exercício para sugestões de estratégias pedagógicas para mediar o ensino do lugar na escola. O principal resultado dessa prática de ensino/leitora foi a problematização da geografia escolar como um dos eixos na formação inicial dos alunos, ofertando-lhes a possibilidade de exercitar e de experimentar o significado pedagógico dos conhecimentos geográficos específicos para o exercício da profissão. Os resultados dessa prática também imprimem alguns desafios a serem superados pelos professores formadores, principalmente, quando assumem o papel de mediador para a realização de práticas de ensino a partir do uso de textos literários.
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