O ensino da geografia para uma sociedade reflexiva

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261746

Schlagworte:

geografia, educação, estudo, aluno

Abstract

O presente artigo busca expor a importância do ensino de geografia nos anos iniciais e os problemas apresentados no ensino da disciplina, que dificultam a formação de um indivíduo crítico para uma sociedade reflexiva. Assim, objetiva-se com esse trabalho tecer uma análise crítica/reflexiva acerca da importância dessa ciência nas vidas dos cidadãos, sobretudo, as crianças do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a qualitativa-analítica, usando como fundamentação teórica autores renomados da educação geográfica. Os autores que embasam a pesquisa são Santos (1998), Moura (2020), Callai (2005), Libâneo (1994), entre outros. Em geral, o estudo demonstrou que a escola prepara o indivíduo para ter um posicionamento ativo na sociedade que o mesmo está inserido, no qual a escola será a responsável por desenvolver as dez competências presentes na BNCC. Ademais, revelou- se que as metodologias utilizadas não estão sendo do agrado por parte dos alunos, deixando muitos desinteressados e dispersos. Nesse sentido, o professor deve repensar sua didática, impondo uma prática que realmente funcione, para a obtenção de resultados positivos nas aulas ministradas.

Autor/innen-Biografien

Francisco Almeida da Silva, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Pedagogia: Ufac – Campus Floresta

Rodrigo Bezerra de Lima, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Pedagogia: Ufac – Campus Floresta

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Veröffentlicht

2024-06-18

Zitationsvorschlag

Silva, F. A. da, & Lima, R. B. de. (2024). O ensino da geografia para uma sociedade reflexiva. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(1), 46–54. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261746