O ensino da geografia para uma sociedade reflexiva
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261746Mots-clés :
geografia, educação, estudo, alunoRésumé
O presente artigo busca expor a importância do ensino de geografia nos anos iniciais e os problemas apresentados no ensino da disciplina, que dificultam a formação de um indivíduo crítico para uma sociedade reflexiva. Assim, objetiva-se com esse trabalho tecer uma análise crítica/reflexiva acerca da importância dessa ciência nas vidas dos cidadãos, sobretudo, as crianças do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a qualitativa-analítica, usando como fundamentação teórica autores renomados da educação geográfica. Os autores que embasam a pesquisa são Santos (1998), Moura (2020), Callai (2005), Libâneo (1994), entre outros. Em geral, o estudo demonstrou que a escola prepara o indivíduo para ter um posicionamento ativo na sociedade que o mesmo está inserido, no qual a escola será a responsável por desenvolver as dez competências presentes na BNCC. Ademais, revelou- se que as metodologias utilizadas não estão sendo do agrado por parte dos alunos, deixando muitos desinteressados e dispersos. Nesse sentido, o professor deve repensar sua didática, impondo uma prática que realmente funcione, para a obtenção de resultados positivos nas aulas ministradas.
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© Francisco Almeida da Silva, Rodrigo Bezerra de Lima 2024

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