Um material didático para o ensino do lugar: o atlas escolar de Fernando Pedroza/RN
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264130Schlagworte:
estudo do lugar, cartografia escolar, material didático, Fernando PedrozaAbstract
O ensino de Geografia necessita de instrumentos e metodologias que, atreladas a Cartografia Escolar, despertem o interesse dos educandos, para que haja aprendizagem significativa no que se refere a construção dos conhecimentos geográficos no ensino básico. Atlas escolares se apresentam como recursos didáticos pedagógicos capazes de auxiliar o professor de Geografia nesse percurso formativo. O objetivo da pesquisar consistiu em elaborar o Atlas Geográfico Escolar do município de Fernando Peroza/RN, como material didático pedagógico capaz de contribuir na aproximação dos conhecimentos geográficos para o estudo da realidade local. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: levantamento bibliográfico; levantamento cartográfico; trabalho de gabinete; pesquisa de campo e organização das pranchas que compõem o Atlas. O atlas foi organizado em pranchas didáticas onde estão estruturadas através de textos, imagens e representações cartográficas, alem de sugestões pedagógicas. As representações cartográficas presentes no decorrer do atlas contribuem para a espacialização dos fenómenos sociais e físicos da área de estudo. A proposta do atlas supracitado, surge como importante recurso pedagógico capaz de aproximar os conhecimentos geográficos bem como o desenvolvimento da linguagem cartográfica no ensino de geografia.
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