A formação continuada de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em Guairaçá-PR
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264355Palavras-chave:
formação continuada de professores , anos iniciais do ensino fundamental , ensino de Geografia , acesso ao ensino superiorResumo
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre os desafios e as possibilidades da formação continuada de professores que ensinam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, tomando-se por base as falas dos docentes que atuam no município de Guairaçá-PR. Consideramos, nesse sentido, a necessidade de problematizar o processo formativo de professores e, consequentemente qualificar a educação geográfica nesse nível de escolarização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo revisão bibliográfica e documental, questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores, equipe gestora e pedagógica do referido município. Podemos destacar que as análises revelaram a importância de conhecer e atender as reais necessidades dos professores como um fator essencial para a promoção da formação continuada. O conhecimento das demandas dos professores permite direcionar de forma mais assertiva as ações formativas, articulando assim, o conteúdo trabalhado com os desafios vivenciados no dia-a-dia em sala de aula. Dessa forma, a formação continuada poderá não somente atualizar os conhecimentos pedagógicos-didáticos, mas também, de modo interconectado, fortalecer o domínio do conhecimento geográfico necessário para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
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