A formação continuada de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em Guairaçá-PR

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264355

Mots-clés :

formação continuada de professores , anos iniciais do ensino fundamental , ensino de Geografia , acesso ao ensino superior

Résumé

O presente artigo tem por finalidade refletir sobre os desafios e as possibilidades da formação continuada de professores que ensinam Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, tomando-se por base as falas dos docentes que atuam no município de Guairaçá-PR. Consideramos, nesse sentido, a necessidade de problematizar o processo formativo de professores e, consequentemente qualificar a educação geográfica nesse nível de escolarização. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa envolvendo revisão bibliográfica e documental, questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores, equipe gestora e pedagógica do referido município. Podemos destacar que as análises revelaram a importância de conhecer e atender as reais necessidades dos professores como um fator essencial para a promoção da formação continuada. O conhecimento das demandas dos professores permite direcionar de forma mais assertiva as ações formativas, articulando assim, o conteúdo trabalhado com os desafios vivenciados no dia-a-dia em sala de aula. Dessa forma, a formação continuada poderá não somente atualizar os conhecimentos pedagógicos-didáticos, mas também, de modo interconectado, fortalecer o domínio do conhecimento geográfico necessário para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Bibliographies de l'auteur

Thainara Nunes de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Claudivan Sanches Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publiée

2025-01-15

Comment citer

Souza, T. N. de, & Lopes, C. S. (2025). A formação continuada de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso em Guairaçá-PR. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 1–24. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264355