Práticas pedagógicas no ensino de Geografia para estudantes com TEA no Ensino Fundamental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265520

Schlagworte:

aprendizagem, educação básica, educação inclusiva, Transtorno do Espectro Autista

Abstract

A diversidade presente nas salas de aula, especialmente com a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidencia a carência de práticas pedagógicas efetivas que atendam às especificidades desse público, no ensino da geografia e a garantia por uma educação e aprendizado com qualidade. Este estudo tem como objetivo principal propor estratégias pedagógicas que podem ser adotadas por professores do Ensino Fundamental no ensino dos componentes físicos-naturais para estudantes com TEA, propondo caminhos que favoreçam que a aprendizagem se faça de forma significativa. A fundamentação teórica está ancorada nos princípios da Educação Especial na perspectiva inclusiva e em abordagens específicas para o ensino da geografia física a estudantes com necessidades especiais, respaldada por contribuições de autores de referência na área. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de um estudo de campo, com a Análise de Conteúdo como método, para interpretação dos dados coletados. Os resultados revelaram as percepções e atitudes dos docentes em relação à inclusão, além de detalharem suas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados no cotidiano escolar. Também foram identificados e propostos recursos pedagógicos e estratégias que podem contribuir para a melhoria do ensino dos conteúdos curriculares, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acessível e eficaz para esse público em específico.

Autor/innen-Biografien

Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Doutor em Geociências-PPGEOC/UFPE; Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal; Supervisor Professor de PIBID da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Gorki Mariano, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Geologia-University of Georgia/USA; Programa de Pós-graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

Carlos de Oliveira Bispo, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia-PPGEO/UFPE; Professor Adjunto do Departamento de Geografia de Itabaiana - DGEI

Eduardo Paes Barreto, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutor em Geociências-PPGEOC/UFPE; Docente do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco

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Veröffentlicht

2025-06-10

Zitationsvorschlag

Arruda, Ítalo R. P. de, Mariano, G., Bispo, C. de O., & Barreto, E. P. (2025). Práticas pedagógicas no ensino de Geografia para estudantes com TEA no Ensino Fundamental. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(1), 33–47. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265520