A educação geográfica para a cidadania na legislação educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255005Parole chiave:
educação Geográfica, cidadania, territórioAbstract
A moderna concepção de cidadania foi estabelecida por Thomas Marshall, na Inglaterra do século XX, estabelecendo os direitos civis, políticos e sociais. Esse conceito tem variado ao longo tempo e, para além da teoria política, também se faz presente na teoria educacional. No Brasil, com o fim da ditadura, período de supressão explícita de direitos, houve um processo de redemocratização, resultando na elaboração da Constituição de 1988, cujo texto propõe o preparo do indivíduo para o exercício da cidadania. Houve, a partir dos anos 1990, um movimento mundial visando enfatizar o papel da educação na formação cidadã. No caso do Brasil, isso foi assumido pelos documentos orientadores da educação brasileira, criados em complementação à Constituição, principalmente os seguintes: LDBEN, PCN, DCNEB e BNCC. A Educação Geográfica possibilita a compreensão crítica do mundo, emergindo nesse cenário como contribuinte para a discussão cidadã, considerada a sua dimensão espacial. Com base em uma revisão bibliográfica e na análise de documentos, o presente trabalho tem como objetivos: analisar a concepção de cidadania presente nos documentos norteadores da educação brasileira; entender o papel do território como base para a efetivação da cidadania; e compreender o vínculo entre a Educação Geográfica e a promoção da cidadania.
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, Rosa Amélia. Escola e Cidadania nas diretrizes das políticas educacionais para a educação básica. 2016. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberlândia, Minas Gerais, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? Brasiliense, 2017.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do professor da geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, p. 9-30, 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/rgeong/n70/0718-3402-rgeong-70-00009.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 27. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTELLAR, Sonia. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. p. 121-135.
CASTRO, Iná Elias. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A formação do professor de Geografia para atuar na educação cidadã. In: Coloquio Internacional de Geocrítica, XIII, 2014. Barcelona. Anais do XIII Coloquio Internacional de Geocrítica, Barcelona, 2014. p. 5-10. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14970/18407. Acesso em: 10 jun. 2022.
DANTAS, Humberto. Educação política: sugestões de ação a partir de nossa atuação. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2017.
DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania. Revista Contexto & Educação, v. 33, n. 104, p. 264-290, 2018. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6741. Acesso em: 10 jun. 2022.
DUARTE, Ronaldo Goulart. Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Pensamento Espacial no segundo segmento do ensino fundamental. 2016. 312f. Tese. (Doutorado em Geografia) - da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10112016-135000/pt-br.php. Acesso em: 10 jun 2022.
DUBET, François. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 289-305, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5D8JpsPmxSJBMCm3Y8NMQFj/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2022.
FARIAS, Ana Lucêna. Geografia na escola: Um conhecimento alinhado à cidadania? 2007. 93f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2152/1/AnaLuciaLucenaDeFarias.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
ILÍADA, Iole, Prefácio. In: GENTILI, Pablo. (org.). Política educacional, cidadania e conquistas democráticas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1983.
GONÇALVES, Bruno Tadeu Radtke; BERGARA, Paola Neves. A revolução Francesa e seus reflexos nos direitos humanos. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 4, n. 4, 2008. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/1718. Acesso em: 21 jul. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas resignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko. (orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
MARSHALL, Thomas. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MASTRODI, Josué; AVELAR, Ana Emília Cunha. O conceito de cidadania a partir da obra de TH Marshall: conquista e concessão. Cadernos de Direito, v. 17, n. 33, p. 3-27, 2017. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/Cad-Dir_n.33.02.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
PERRENOUD, Philippe. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Milton. POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA EXISTÊNCIA. Boletim Gaúcho de Geografia: Rio Grande do Sul, 21: 7-14, ago, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/38613/26350. Acesso em: 10 jun. 2022.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
SASSEN, Saskia. Contrageografías de la globalización. Género y ciudadanía en los circuitos transfronterizos. Madri: Traficantes de Sueños, 2003.
SILVA, Diogo Jordão. O ensino de Geografia e a formação para a cidadania: possibilidades e desafios. In: Congresso Latinoamericano de Humanidades, XII. 2016. Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, Rio de Janeiro, 2016. p. 214-219. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403970447_ARQUIVO_CONTRIBUICOESDAGEOGRAFIAPOLITICAPARAAFORMACAODOALUNOCIDADAO_revisado.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
SOUZA, Marcelo Lopes. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.
SOUZA, Marcelo Lopes. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia. Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.
TONET, Ivo. Educar para a cidadania ou para a liberdade? Perspectiva, v. 23, n. 2, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9809/9044. Acesso em: 10 jun. 2022.
VASCONCELOS, Teresa. A importância da Educação na Construção da Cidadania. Saber (e) Educar 12, 2007. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/714/2/SeE12A_ImportanciaTeresa.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Paula Ramos Mendonça, Ricardo Luigi

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.