A educação geográfica para a cidadania na legislação educacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255005

Palavras-chave:

educação Geográfica, cidadania, território

Resumo

A moderna concepção de cidadania foi estabelecida por Thomas Marshall, na Inglaterra do século XX, estabelecendo os direitos civis, políticos e sociais. Esse conceito tem variado ao longo tempo e, para além da teoria política, também se faz presente na teoria educacional. No Brasil, com o fim da ditadura, período de supressão explícita de direitos, houve um processo de redemocratização, resultando na elaboração da Constituição de 1988, cujo texto propõe o preparo do indivíduo para o exercício da cidadania. Houve, a partir dos anos 1990, um movimento mundial visando enfatizar o papel da educação na formação cidadã. No caso do Brasil, isso foi assumido pelos documentos orientadores da educação brasileira, criados em complementação à Constituição, principalmente os seguintes: LDBEN, PCN, DCNEB e BNCC. A Educação Geográfica possibilita a compreensão crítica do mundo, emergindo nesse cenário como contribuinte para a discussão cidadã, considerada a sua dimensão espacial. Com base em uma revisão bibliográfica e na análise de documentos, o presente trabalho tem como objetivos: analisar a concepção de cidadania presente nos documentos norteadores da educação brasileira; entender o papel do território como base para a efetivação da cidadania; e compreender o vínculo entre a Educação Geográfica e a promoção da cidadania.

Biografia do Autor

Paula Ramos Mendonça, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Ricardo Luigi, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia de Campos da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Mendonça, P. R., & Luigi, R. (2023). A educação geográfica para a cidadania na legislação educacional brasileira. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 25–53. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.255005