A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO FUNDAMENTAL I: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Paulo Sérgio Cunha Farias Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240411

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Formação de Professores, Docência e Pesquisa, Cartografia Escolar

Resumen

No ensino da Geografia, as representações cartográficas são de fundamental importância para a construção do raciocínio sobre o espaço geográfico.  Assim, preparar o aluno para o domínio da linguagem própria dessa representação deve ser um dos objetivos dessa disciplina em todos os níveis de escolarização da Educação Básica. Dito assim, partiremos, primeiramente, de uma breve análise sobre a importância de se ensinar a Cartografia Escolar nos anos escolares iniciais da Educação Básica, mais especificamente nos do Ensino Fundamental I; posteriormente, discutiremos os limites do seu ensino e as possibilidades de organizá-lo e realizá-lo para se alcançar o objetivo desejado, ou seja, possibilitar ao aluno ser um leitor e elaborador consciente de representações cartográficas do espaço; finalmente, teceremos breves considerações finais acerca da temática proposta.

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Publicado

2018-01-23

Cómo citar

Farias, P. S. C. (2018). A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO FUNDAMENTAL I: LIMITES E POSSIBILIDADES. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 17–34. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240411