Práticas pedagógicas e cultura popular no ensino de geografia: o caso da festa de Santo Antônio de Barbalha-CE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251791

Mots-clés :

Barbalha, Educação Básica, Práticas de Ensino, Geografia.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo identificar como a Festa de Santo Antônio de Barbalha pode contribuir para a discussão sobre a cultura local nas aulas de Geografia, ao mesmo tempo que propõe desenvolver uma visão crítica do aluno sobre o cortejo e seus impactos no âmbito socioeconômico e político a partir da construção de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula. Assim, a metodologia desta pesquisa foi baseada, em um primeiro momento, no levantamento de gabinete das principais obras que discutem a Geografia Cultural, o Ensino de Geografia e as práticas pedagógicas que visem a valorização da educação a partir do espaço local vivido pelo aluno. Em seguida, foram desenvolvidas algumas propostas de práticas de ensino, as quais podem enriquecer o processo de aprendizagem do aluno e a sua relação com os colegas, professores e toda a comunidade escolar. As propostas levantadas podem ser usadas em diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, este texto propõe a valorização e o fortalecimento das raízes culturais de Barbalha-CE, as práticas de ensino apresentadas conseguem responder a pontos sensíveis para a Educação Básica, como o trabalho interdisciplinar, a valorização do local de vivência do aluno e a valorização da cultura local a partir da Festa de Santo Antônio.

Bibliographies de l'auteur

Maria Luciana dos Santos Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri.

Heibe Santana da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFBA);
Professor do DEGEO (URCA);
Pesquisador dos Laboratórios LCAD (UFBA), Quatro Elementos (URCA) e LABGEA (URCA).

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Publiée

2022-04-11

Comment citer

Lima, M. L. dos S., & Silva, H. S. da. (2022). Práticas pedagógicas e cultura popular no ensino de geografia: o caso da festa de Santo Antônio de Barbalha-CE. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 115–133. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251791