Práticas pedagógicas e cultura popular no ensino de geografia: o caso da festa de Santo Antônio de Barbalha-CE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251791Palavras-chave:
Barbalha, Educação Básica, Práticas de Ensino, Geografia.Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar como a Festa de Santo Antônio de Barbalha pode contribuir para a discussão sobre a cultura local nas aulas de Geografia, ao mesmo tempo que propõe desenvolver uma visão crítica do aluno sobre o cortejo e seus impactos no âmbito socioeconômico e político a partir da construção de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula. Assim, a metodologia desta pesquisa foi baseada, em um primeiro momento, no levantamento de gabinete das principais obras que discutem a Geografia Cultural, o Ensino de Geografia e as práticas pedagógicas que visem a valorização da educação a partir do espaço local vivido pelo aluno. Em seguida, foram desenvolvidas algumas propostas de práticas de ensino, as quais podem enriquecer o processo de aprendizagem do aluno e a sua relação com os colegas, professores e toda a comunidade escolar. As propostas levantadas podem ser usadas em diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, este texto propõe a valorização e o fortalecimento das raízes culturais de Barbalha-CE, as práticas de ensino apresentadas conseguem responder a pontos sensíveis para a Educação Básica, como o trabalho interdisciplinar, a valorização do local de vivência do aluno e a valorização da cultura local a partir da Festa de Santo Antônio.Referências
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