Literatura de cordel: desvendando o lugar na geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241495Schlagworte:
Lugar, Literatura de Cordel, Geografia EscolarAbstract
As reflexões didático-pedagógicas sugerem uma modificação na metodologia de ensino nas instituições escolares, baseadas na concepção de romper com o caráter tradicional que norteia as práticas vigentes. Diante disso apresentamos como objetivo analisar a importância da literatura de Cordel como ferramenta de leitura e entendimento da categoria analítica lugar, na Geografia Escolar. Utilizaremos a categoria geográfica lugar a partir de uma perspectiva das representações, buscando nas leituras e construções de cordéis a percepção, o significado e os valores do meio. O cordel deve ser trabalhado nas aulas de Geografia no sentido de dinamizar as aulas e ao mesmo tempo valorizar essa arte popular nordestina. Como resultados esperamos que os educandos consigam apreender os conteúdos alusivos ao Nordeste brasileiro, estimulando à escrita e a criatividade por meio da construção dos cordéis, e concomitantemente incitar o gosto pela leitura, pesquisa e, sobretudo pelo estudo e entendimento da categoria geográfica lugar. O lugar, que nesse contexto torna-se, então, uma representação de múltiplas manifestações do espaço Geográfico.
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