Literatura de cordel: desvendando o lugar na geografia escolar

Auteurs

  • Paulo Adriano Santos Silva PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Robertta De Jesus Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241495

Mots-clés :

Lugar, Literatura de Cordel, Geografia Escolar

Résumé

As reflexões didático-pedagógicas sugerem uma modificação na metodologia de ensino nas instituições escolares, baseadas na concepção de romper com o caráter tradicional que norteia as práticas vigentes. Diante disso apresentamos como objetivo analisar a importância da literatura de Cordel como ferramenta de leitura e entendimento da categoria analítica lugar, na Geografia Escolar. Utilizaremos a categoria geográfica lugar a partir de uma perspectiva das representações, buscando nas leituras e construções de cordéis a percepção, o significado e os valores do meio. O cordel deve ser trabalhado nas aulas de Geografia no sentido de dinamizar as aulas e ao mesmo tempo valorizar essa arte popular nordestina. Como resultados esperamos que os educandos consigam apreender os conteúdos alusivos ao Nordeste brasileiro, estimulando à escrita e a criatividade por meio da construção dos cordéis, e concomitantemente incitar o gosto pela leitura, pesquisa e, sobretudo pelo estudo e entendimento da categoria geográfica lugar. O lugar, que nesse contexto torna-se, então, uma representação de múltiplas manifestações do espaço Geográfico.

Bibliographies de l'auteur

Paulo Adriano Santos Silva, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Membro da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano - ALAS. Doutorando e Mestre em Geografia Agrária pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Ensino de Geografia. Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência em Geografia, com ênfase em Geografia Humana, sobretudo nas áreas de Metodologia do Ensino de Geografia e Geografia Agrária. Atualmente pesquisa sobre políticas públicas para a agricultura camponesa, milho transgênico, agrotóxicos e agronegócio. (adriano_ufs@yahoo.com.br)

Robertta De Jesus Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Foi pesquisadora voluntária em 2011 do PIBIC com o projeto: O Território do Sertão Ocidental/Se: Impasses e Limites da Gestão Colegiada . Posteriormente foi bolsista durante o período de 2011 à 2014 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, financiada pelo Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - CAPES. Atualmente é Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais, credenciado no CNPq e certificado pela instituição.

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Publiée

2020-04-08

Comment citer

Silva, P. A. S., & Gomes, R. D. J. (2020). Literatura de cordel: desvendando o lugar na geografia escolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 108–121. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241495