Cordel literature: denving the place in school geography

Authors

  • Paulo Adriano Santos Silva PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Robertta De Jesus Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241495

Keywords:

Location, educational, Cordel Literature and Geography

Abstract

The didactic and pedagogical reflections suggest a change in teaching methodology in schools, based on the concept of breaking with the traditional character that guides existing practices. Therefore we present to analyze the importance of Cordel literature as a tool for reading and understanding the analytical category place in educational Geography. We’ll use the category geographical place from a perspective of representations seeking the readings and constructions of twine perception, meaning and values of the environment. The string must be worked in geography lessons on enhancing lessons while valuing this popular northeastern art. As a result we expect that students are able to grasp the content depicting the Brazilian Northeast, stimulating writing and creativity through the construction of twine , while also encouraging a love of reading , research and particularly the study and understanding of geographical place category. The place, which in this context, then, becomes a representation of multiple manifestations of Geographic Space.

Author Biographies

Paulo Adriano Santos Silva, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Membro da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano - ALAS. Doutorando e Mestre em Geografia Agrária pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Ensino de Geografia. Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência em Geografia, com ênfase em Geografia Humana, sobretudo nas áreas de Metodologia do Ensino de Geografia e Geografia Agrária. Atualmente pesquisa sobre políticas públicas para a agricultura camponesa, milho transgênico, agrotóxicos e agronegócio. (adriano_ufs@yahoo.com.br)

Robertta De Jesus Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFS). Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Foi pesquisadora voluntária em 2011 do PIBIC com o projeto: O Território do Sertão Ocidental/Se: Impasses e Limites da Gestão Colegiada . Posteriormente foi bolsista durante o período de 2011 à 2014 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, financiada pelo Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - CAPES. Atualmente é Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais, credenciado no CNPq e certificado pela instituição.

References

ALMEIDA, Maria Geralda.A Produção do Ser e do Lugar Turístico. In: SILVA, José. B.; LIMA, Luiz. C.; ELIAS, Denise. (Org.). Panorama da Geografia Brasileira1. São Paulo: Anna Blume, 2006, p. 109-122.

ANTUNES, Celso (coord.).Geografia e Didática/Simone Selbach (Supervisão geral)-Petrópolis, RJ:Vozes,2010. (Coleção Bem Ensinar).

AZAMBUJA. Leonardo de A. Metodologias cooperativas para ensina e aprender Geografia. In: CALLAI, Helena Copetti (Org). Educação Geográfica: Reflexãoe Prática. IJUÍ/RS: UNIJUI. 2011, p. 185-210.

BRAUN, Ani Maria Swarowsky. Rompendo os muros da sala de aula: O Trabalho de Campo como uma linguagem no ensino de Geografia. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Junho de 2005.

BUENO, Thiago da Silva; CALLAI, Helena. AGeografia da vida cotidiana. In: 16º Encontro Nacional de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.

CALLAI, H. C. O estudo do Lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. Anais do VIII Congresso luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental.Cad. CEDES,Campinas,v. 25,n. 66,p. 227-247,Aug.2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000200006&lng=en&nrm=iso.Acesso em 08 de Fevereiro de 2020

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. O LUGAR DA GEOGRAFIA NO ENTRE-LUGAR DO ESPAÇO TURÍSTICO Uma viagem complexa que ainda continua..ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 1, 2009.

FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de Cordel como recurso didático cultural no ensino de geografia, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. três ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz T. Silva e Guacira L. Louro. 7 ª edição. Rio de Janeiro. 2002. 102p.

KAERCHER, N. (Orgs.)A. Geografia: práticas pedagógicas parao ensino médio. Vol.2. Porto Alegre: Penso, 2011, p.122-144.

KAERCHER, Nestor André. Estudos Sociais: Reflexões, Críticas e Desafios.In: CASTROGIOVANNI, A. Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto alegre, AGB, 1999.

LOPES, Lucineide Fábia Rodrigues. A Região Nordeste nos livros didáticos de geografia: uma análise histórica / -João Pessoa: [s.n.], 2009.

OLIVEIRA. Livia. O sentido do Lugar. MARANDORA JR. Eduardo, holzerWerther.OLIVEIRA. Livia (Orgs.). Qual o espaço do lugar. São Paulo: Perspectiva, 2012, p. 03-16.

PASSINI, Elza Yasuko. Convite para inventar um novo professor. IN: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (orgs). Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2ª ed –São Paulo: Contexto, 2011.

PONTUSCHKA, NídiaNacib. PAGANELLE, TomokoIyda. CACETE, NúriaHanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3º ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIBEIRO, Emerson. A criatividade em geografia, prática pedagógica e avaliação: lanternas geográficas.Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 61-75, 2011.

SCHÄFFER, Neiva O. Ler a paisagem, o mapa, o livro...escrever nas linguagens da geografia. In: NEVES. I.C.B. SOUZA J.V. SHÄFFER N. O. GUEDES P.C. KLÜSENER R. (Orgs.) Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7ª ed. Porto Alegre: EUFRGS, 2006, 86-103.

SILVA, Jorge Luiz Barcellos. Quais saberes constituem um bom professor de Geografia.O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, p. 215-226, 2014.

SILVA, Paulo Adriano Santos. Território: abordagens e concepções. In: Boletim DATALUTA–São Paulo, Artigo do mês: dezembro de 2015. P. 01 –07. ISSN 2177-4463.

SILVA, Paulo Adriano Santos; GOMES, Robertta de Jesus; MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Novas Proposições Metodológicas para o ensino de Geografia: relatos de experiência no Estágio Supervisionado. In: Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p.3 -13, jul. / dez. 2013

TUAN, Yi-fu. Espaco e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia; um estudo da percepção, atitudes e valores no meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

VESENTINI, José William. Para uma crítica na Escola. São Paulo, 1991

VESENTINI, José William. VLACH, Vânia. Geografia Crítica. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

Published

2020-04-08

How to Cite

Silva, P. A. S., & Gomes, R. D. J. (2020). Cordel literature: denving the place in school geography. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 108–121. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.241495