Monitoria acadêmica em Pedologia: uma análise da contribuição do monitor no processo de ensino e aprendizagem

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248248

Mots-clés :

Geografia, ensino e aprendizagem, formação docente, vivências práticas

Résumé

Este artigo tem como objetivo refletir acerca da contribuição da monitoria acadêmica para a formação dos licenciandos. Para tanto, toma-se por referência o curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, no qual podemos afirmar que a monitoria acadêmica tem sido planejada e executada como uma via para a ressignificação de saberes, metodologias e práticas que tanto contribuem para o processo de ensino e aprendizagem no curso em si, através dos componentes com monitorias ativas, quanto para o exercício docente dos licenciandos que se engajam nessas atividades. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência fundamentada nas vivências práticas desenvolvidas no âmbito da monitoria acadêmica realizada entre os meses de Agosto e Dezembro de 2019 no componente curricular de Pedologia. Os resultados mostram que a monitoria representou um momento significativo que contribuiu na formação do monitor e dos discentes monitorados, pois, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível que o monitor aprofundasse seus conhecimentos acerca dos conteúdos da disciplina, além de despertar o interesse pela docência. Já os demais discentes, com o auxílio do monitor, conseguiram sanar dúvidas sobre o conteúdo, favorecendo o processo de ensino de aprendizagem no componente curricular em questão.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande e Professora Titutar do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publié-e

2021-07-26

Comment citer

Leite dos Santos, A. F., Buriti, M. M. dos S., & Reinaldo, L. R. L. R. (2021). Monitoria acadêmica em Pedologia: uma análise da contribuição do monitor no processo de ensino e aprendizagem. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 55–79. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248248