A categoria espacial de região na produção científica em ensino de geografia: resultados a partir de um estado da arte
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259518Mots-clés :
região, pesquisa, estado da arte, ensino de geografia, epistemologiaRésumé
Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de região, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da região. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 20 destes referentes à região, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
Références
BARDIN, L. L’analyse de contenu. 8ª édition corrigée. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. 291 p.
BRASIL. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, nº 248, 23 dez. 1996.
CAPEL, Filosofia y ciencia em la geografia contemporânea. Barcelona: Barcanova, 1985.
CAPES. Qualis Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em: 27 jan 2017.
CASTRO, I. E. Problemas e alternativas metodológicas para a região e para o lugar. In: SOUZA, M. A. de et al. (org.) O novo mapa do mundo: natureza e sociedade de hoje: numa leitura geográfica. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1997.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia. Práticas e Textualizações. Porto Alegre: Mediação, 1999.
CAVALCANTI, L. S. A. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 15-48.
CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, nº. 79, p. 257-272, 2002.
FONSECA, R L. O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia (PUCMG), v. 29 n. 59 (2019): Outubro a Dezembro de 2019.
FRÉMONT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980.
GOMES, P. C. da C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 49-76.
HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. In: GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, jun. 1999.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2003.
LENCIONI, S. Região e geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
MARCON, M. T. de R. A ressignificação do conceito de região. Expressões Geográficas: Revista Eletrônica dos Estudantes de Geografia da UFSC, n. 8, ano VIII, p. 29-51. Florianópolis, agosto de 2012.
MELLO, J. B. F. A Geografia Humanista: a Perspectiva da Experiência vivida e uma Crítica radical ao Positivismo. Revista Brasileira de Geografia, 52(4), pag. 91 – 115, 1990.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. v. 9, n. 2, p. 191-211. 2003.
RIBEIRO, W. C. Do Lugar ao Mundo ou o Mundo no Lugar? Terra Livre AGB, n. 11, v. 12, p. 237-242, 1993.
SANTOS, A. R. J.; CASALI, A. M. D. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Olhar de professor, Ponta Grossa, 12(2), 2009, 207-231.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da critica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. Anais... Maringá, 2007.
THRIFT, N. Visando o âmago da região. In: GREGORY, D. et al. (org). Geografia humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
TUAN, Yi-Fu. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ricardo Lopes Fonseca 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.