A categoria espacial de região na produção científica em ensino de geografia: resultados a partir de um estado da arte

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DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259518

Mots-clés :

região, pesquisa, estado da arte, ensino de geografia, epistemologia

Résumé

Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de região, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da região. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 20 destes referentes à região, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.

Biographie de l'auteur-e

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina

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Publié-e

2024-01-11

Comment citer

Fonseca, R. L. (2024). A categoria espacial de região na produção científica em ensino de geografia: resultados a partir de um estado da arte. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(3), 36–58. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259518