A categoria espacial de região na produção científica em ensino de geografia: resultados a partir de um estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.259518Palavras-chave:
região, pesquisa, estado da arte, ensino de geografia, epistemologiaResumo
Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de região, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito da região. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 20 destes referentes à região, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
Referências
BARDIN, L. L’analyse de contenu. 8ª édition corrigée. Paris: Presses Universitaires de France, 1977. 291 p.
BRASIL. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, nº 248, 23 dez. 1996.
CAPEL, Filosofia y ciencia em la geografia contemporânea. Barcelona: Barcanova, 1985.
CAPES. Qualis Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em: 27 jan 2017.
CASTRO, I. E. Problemas e alternativas metodológicas para a região e para o lugar. In: SOUZA, M. A. de et al. (org.) O novo mapa do mundo: natureza e sociedade de hoje: numa leitura geográfica. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1997.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia. Práticas e Textualizações. Porto Alegre: Mediação, 1999.
CAVALCANTI, L. S. A. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 15-48.
CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1986.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, nº. 79, p. 257-272, 2002.
FONSECA, R L. O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências. Caderno de Geografia (PUCMG), v. 29 n. 59 (2019): Outubro a Dezembro de 2019.
FRÉMONT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980.
GOMES, P. C. da C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003, p. 49-76.
HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. In: GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, jun. 1999.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LENCIONI, S. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2003.
LENCIONI, S. Região e geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
MARCON, M. T. de R. A ressignificação do conceito de região. Expressões Geográficas: Revista Eletrônica dos Estudantes de Geografia da UFSC, n. 8, ano VIII, p. 29-51. Florianópolis, agosto de 2012.
MELLO, J. B. F. A Geografia Humanista: a Perspectiva da Experiência vivida e uma Crítica radical ao Positivismo. Revista Brasileira de Geografia, 52(4), pag. 91 – 115, 1990.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. v. 9, n. 2, p. 191-211. 2003.
RIBEIRO, W. C. Do Lugar ao Mundo ou o Mundo no Lugar? Terra Livre AGB, n. 11, v. 12, p. 237-242, 1993.
SANTOS, A. R. J.; CASALI, A. M. D. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Olhar de professor, Ponta Grossa, 12(2), 2009, 207-231.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da critica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SILVA, T. T. da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. Anais... Maringá, 2007.
THRIFT, N. Visando o âmago da região. In: GREGORY, D. et al. (org). Geografia humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
TUAN, Yi-Fu. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Lopes Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.