Educação no campo: dificuldades curriculares e relações com a geografia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261740

Schlagworte:

educação, geografia, educador do campo, disciplina

Abstract

Este artigo busca expor e desvendar como a vida escolar no campo enfrenta uma série de desafios e problematizações que afetam diretamente a qualidade da educação oferecida e o desenvolvimento das comunidades rurais, interlaçando o papel fundamental da disciplina de geografia nesse meio, pois oferece uma compreensão abrangente e contextualizada do espaço geográfico, que inclui tanto as características naturais quanto sociais. Trazendo grandes autores e pensadores como base para a realização desse trabalho, buscando promover através do ensino da geografia a valorização da cultura e dos saberes locais, ao explorar temas que contribuem para uma fixação melhor entre os alunos. Nesse sentido, vale ressaltar que a disciplina de geografia desempenha um papel fundamental na escolar no campo, oferecendo ferramentas e conhecimento essenciais para enfrentar os desafios e problematizações presentes nesse contexto, e contribuindo para uma educação mais inclusiva, contextualizada e relevante para os alunos rurais.

Autor/innen-Biografien

Vinícius Feitosa da Silva, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Pedagogia: Ufac – Campus Floresta

Raíssa Pereira Martins, Universidade Federal do Acre

Acadêmico do Curso de Pedagogia: Ufac – Campus Floresta

Literaturhinweise

AMORIM, L. dos R.; DE MACEDO, F. X. Educação do Campo: Contribuições do Educador Paulo Freire. Conedu: VII Congresso Nacional de Educação, 2021.

APPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Importância educacional da geografia. Educar em Revista, p. 121-125, 1993.

MARGUTTI, E. C; MARIANO, A.; FURLANETTI, M. P. F. R. A importância da Educação no Campo. 2010. In: I Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. João Pessoa/PB, 2010.

PINCHEMEL, P. The aims and Values of Geographical Education. In: GRAVES, N. J. (ed.) New UNESCO source book for Geography Teaching. Longman/The UNESCO Press, 1982, p. 11-13.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1991.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados, 1980, p. 40.

SOUZA, M. A. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008

WERLANG, J.; PEREIRA, P. B. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21016, 2021.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2005.

Veröffentlicht

2024-06-18

Zitationsvorschlag

Silva, V. F. da, & Martins, R. P. (2024). Educação no campo: dificuldades curriculares e relações com a geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(1), 37–45. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261740