Educação ilustrada: o papel dos desenhos no ensino de geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263946

Mots-clés :

ensino de geografia, desenho, prática pedagógica, metodologia ativa, aprendizagem

Résumé

Este artigo explora o uso do desenho como ferramenta pedagógico-metodológica no ensino de Geografia, abordando a importância dos recursos visuais para a compreensão de conceitos geográficos complexos. Neste artigo, compartilho minha experiência como professor de Geografia no ensino público de São Paulo, onde adotei a prática de incorporar desenhos na lousa como forma de facilitar a aprendizagem dos estudantes, principalmente, ao ensinar conceitos abstratos da Geografia Física. A utilização de desenhos e representações geográficas permite que os alunos desenvolvam uma melhor compreensão espacial, estimula a criatividade e aumenta o engajamento nas aulas. Além disso, é importante destacar o impacto positivo dos desenhos na autoestima dos estudantes e na melhoria de seu desempenho acadêmico, além de ressaltar a necessidade de equilibrar o uso de recursos tecnológicos com abordagens ditas ‘tradicionais’ como o desenho, especialmente em temas de maior complexidade.

Biographie de l'auteur-e

Geraldo Rosolen Junior, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, campus de Guarulhos.

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Publié-e

2024-10-31

Comment citer

Rosolen Junior, G. (2024). Educação ilustrada: o papel dos desenhos no ensino de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 30–39. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263946