Multiletramentos, ensino de Geografia e Lugar: aplicações e possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253105Mots-clés :
Literatura, música, Geografia Nova.Résumé
Pensar a tríade multiletramentos, lugar e ensino de Geografia é imprescindível as discussões do nosso tempo e ao entendimento de como as distintas formas de manifestações dos atores sociais e, consequentemente, alunos intervém na realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a temática da Pedagogia dos Multiletramentos, sua relação com a Geografia e com o ensino de Geografia. Metodologicamente, o texto tem uma abordagem qualitativa, com intuito de fomentar reflexões sobre a temática, por meio de uma revisão teórica e propositiva de possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino de Geografia. Debateram-se, no artigo, os textos literários “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rufatto, e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como as músicas “Triste Partida”, de Luiz Gonzaga, “Já Basta”, de Ponto do Equilíbrio, e “A (Re)existência do lugar”, de Renan Inquérito. Além disso, apresentou-se a contextualização do artista “V.W - O poeta da zona norte” para o estudo das características socioespaciais locais na cidade de Santa Maria/RS. O texto traz um esboço teórico-prático das múltiplas possibilidades de interpelação multiletramentos, lugar e ensino de Geografia e propõem-se como um preâmbulo a esse debate, ainda pouco aprofundado e com tantas possibilidades de articulação.
Références
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30ª ed., São Paulo: Ática, 1997.
BATISTA, Natália Lampert; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Mapas híbridos e multimodais: em busca de multiletramentos na Cartografia Escolar. PESQUISAR–Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 5, n. 7, p. 19-35, 2018.
BATISTA, Natália Lampert. Cartografia escolar, multimodalidade e multiletramentos para o ensino de geografia na contemporaneidade. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. 2019.
BATISTA, Natália Lampert; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Reflexões metodológicas sobre Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos com foco de análise na Educação Básica. Caderno de Geografia, v.29, n.59, p. 927-953, 2019a.
BATISTA, Natália Lampert; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Multiletramentos e Multimodalidade na Cartografia Escolar para o Ensino de Geografia: considerações gerais. Para Onde!?, v. 12, n. 2, p. 01-10, 2019b.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 21 de dez. 2021.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1995.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. IPEA. Atlas da Violência 2021. São Paulo: FBSP, 2021.
GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves. Multiletramentos e leitura de mapas no ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
KAHIL. Samira Peduti. Uso do território: uma questão política. In: Kahil, Samira Peduti (org.) et al. O tamanho do Brasil: território de quem? São Paulo: Editora Max Limonad, novembro, 2021.
OLIVEIRA, Daniela Santana de; MELO, Jossandra Araújo Barreto de. A utilização do poema “Triste Partida” como recurso metodológico nas aulas de Geografia. Anais III ENID. Campina Grande: Editora Realize, 2013.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 74ª ed. - Rio, São Paulo: Record, 1998.
ROJO, Roxane. Protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RUFFATO, Luiz. Eles eram muitos cavalos. Editora Companhia das Letras, 2013.
SANTOS, Milton. A Cidade e o Urbano como Espaço-Tempo. Cidade & história: Modernização das Cidades Brasileiras nos Séculos XIX e XX. UFBA - FAU/MAU. Salvador, 1992.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica, tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimpr. -São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo. Hucitec. 1996.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 3. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo. Hucitec. 1978.
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização. São Paulo: Record, 2000.
SILVA, Gisele Menezes da Silva. A cidade e o caos: Uma leitura do contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOUZA, M. A. A Cidade: Lugar e Geografia da Existência. In: Conferência foi elaborada para o 5° Simpósio Nacional de Geografia Urbana, em Salvador da Bahia, de 21 a 24 de outubro de 1997.
SOUZA, M. A. A.; DIAS, C. C. S.; PORTO, G. C. S. Geografia e cidadania em tempo de pandemia da COVID-19. In: SOUZA, M. A. A.; DIAS, C. C. S.; PORTO, G. C. S. Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. Alfenas: Editora Universidade Federal de Alfenas, 2020.
SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Usos do território: soberania e liberdade. Fundamentos para discussão de um Projeto Nacional. In: Kahil, Samira Peduti (org.) et al. O tamanho do Brasil: território de quem? São Paulo: Editora Max Limonad, novembro, 2021.
SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Geografia e Planejamento: uma estratégia espaço tempo. Sociedade e Território – Natal. Vol. 33, N. 1, p. 7–30 Jan./Abr. de 2021.
SPODE, Pedro Leonardo Cezar. Pobreza e privação social na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul: uma análise a partir dos usos do território. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Santa Maria, 2020.
XAVIER, Denise Prates. Repensando a periferia no período popular da história: o uso do território pelo movimento Hip Hop. Rio Claro: [s.n.], Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Pedro Leonardo Cezar Spode, Vanessa Nyland, Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.