Multiletramentos, ensino de Geografia e Lugar: aplicações e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253105Parole chiave:
Literatura, música, Geografia Nova.Abstract
Pensar a tríade multiletramentos, lugar e ensino de Geografia é imprescindível as discussões do nosso tempo e ao entendimento de como as distintas formas de manifestações dos atores sociais e, consequentemente, alunos intervém na realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a temática da Pedagogia dos Multiletramentos, sua relação com a Geografia e com o ensino de Geografia. Metodologicamente, o texto tem uma abordagem qualitativa, com intuito de fomentar reflexões sobre a temática, por meio de uma revisão teórica e propositiva de possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino de Geografia. Debateram-se, no artigo, os textos literários “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rufatto, e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como as músicas “Triste Partida”, de Luiz Gonzaga, “Já Basta”, de Ponto do Equilíbrio, e “A (Re)existência do lugar”, de Renan Inquérito. Além disso, apresentou-se a contextualização do artista “V.W - O poeta da zona norte” para o estudo das características socioespaciais locais na cidade de Santa Maria/RS. O texto traz um esboço teórico-prático das múltiplas possibilidades de interpelação multiletramentos, lugar e ensino de Geografia e propõem-se como um preâmbulo a esse debate, ainda pouco aprofundado e com tantas possibilidades de articulação.
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