Multiletramentos, ensino de Geografia e Lugar: aplicações e possibilidades

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253105

Parole chiave:

Literatura, música, Geografia Nova.

Abstract

Pensar a tríade multiletramentos, lugar e ensino de Geografia é imprescindível as discussões do nosso tempo e ao entendimento de como as distintas formas de manifestações dos atores sociais e, consequentemente, alunos intervém na realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a temática da Pedagogia dos Multiletramentos, sua relação com a Geografia e com o ensino de Geografia. Metodologicamente, o texto tem uma abordagem qualitativa, com intuito de fomentar reflexões sobre a temática, por meio de uma revisão teórica e propositiva de possibilidades de intervenções pedagógicas no ensino de Geografia. Debateram-se, no artigo, os textos literários “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rufatto, e “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, bem como as músicas “Triste Partida”, de Luiz Gonzaga, “Já Basta”, de Ponto do Equilíbrio, e “A (Re)existência do lugar”, de Renan Inquérito. Além disso, apresentou-se a contextualização do artista “V.W - O poeta da zona norte” para o estudo das características socioespaciais locais na cidade de Santa Maria/RS. O texto traz um esboço teórico-prático das múltiplas possibilidades de interpelação multiletramentos, lugar e ensino de Geografia e propõem-se como um preâmbulo a esse debate, ainda pouco aprofundado e com tantas possibilidades de articulação.

Biografie autore

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Vanessa Nyland, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

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Pubblicato

2022-08-19

Come citare

Spode, P. L. C., Nyland, V., Rizzatti, M., & Batista, N. L. (2022). Multiletramentos, ensino de Geografia e Lugar: aplicações e possibilidades. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 117–137. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253105

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico