Educação Geográfica e a formação Cidadã: o projeto educacional internacional "nós propomos" na educação básica do município de Marabá - Pará
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251232Mots-clés :
Ensino de Geografia, Formação Cidadã, Projeto Nós Propomos.Résumé
A Geografia e a educação geográfica são de suma importância para a sociedade, sobretudo, quando se faz presente desde o ambiente escolar para compreender os arranjos no espaço geográfico. O objetivo do presente trabalho é desenvolver a cidadania por meio do ensino de Geografia, com a experiência do projeto “Nós Propomos” na educação básica do município de Marabá-PA. As metodologias empregadas partiram da pesquisa bibliográfica a respeito dos temas sobre ensino de Geografia e cidade e cidadania na educação básica. Na pesquisa empírica, para a execução do projeto “Nós Propomos” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deuzuita Melo de Albuquerque, foram realizadas algumas etapas como: 1) uso de questionários quali-quantitativos a fim de conhecer o perfil dos alunos, local de moradia e concepções sobre o conceito de cidadania; 2) análise do filme “O Menino que descobriu o vento” e posterior debate a respeito do mesmo, o relacionando com a ideia principal do projeto; etapa 3) planejamento e execução da pesquisa de campo, os alunos identificaram a localização das problemáticas urbanas por meio de imagens de satélites, traçando um possível percurso; etapa 4) e por fim a exposição do projeto na VI feira do conhecimento, realizada na respectiva instituição de ensino. Teve-se como resultados, que projetos de ensino, pesquisa e extensão, como o “Nós Propomos” dialogam com a teoria e prática para a compreensão e experiência de um ensino mais prazeroso e que desenvolva ao mesmo tempo a cidadania e o direito de “viver” a cidade e não só sobreviver a ela, seja nos aspectos sociais, ambiental, cultural ou políticos.Références
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CALLAI, Helena Copetti. Temas e conteúdos no ensino de Geografia. In: Rabelo, Kamila Santos de Paula, Bueno, Míriam Aparecida (Orgs). Currículo, políticas públicas e ensino de Geografia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, p. 213-230, 2015.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social/Lana de Souza. – Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019. 232p.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Papirus Editora, 2013.
CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira; DE FREITAS, Glauber Magalhães. Os filmes como instrumento didático-pedagógico para o ensino de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 23, p. 43, 2019.
CLAUDINO, Sergio. Construir uma escola cidadã por meio do Projeto Nós Propomos!: um desafio no espaço Iberoamericano. Sobre Tudo, v. 10, n. 2, p. 35, 2019.
CLAUDINO, Sérgio. PROJETO NÓS PROPOMOS !: A AFIRMAÇÃO DE UMA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ?. In: XVI Colóquio Ibérico Geografia / XVI Coloquio Iberico Geografia . 2018.
COELHO, J. A. P. M.; SOUZA, Gustavo HS; ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa, p. 01-27, 2020.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A GEOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista GeoSertões, v. 5, n. 10, p. 12-39, 2021. Disponível em: < https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/1649>. Acesso em 27 de jun. 2021.
LEITE, Cristina Maria Costa. Ensinar e aprender Geografia por meio do Projeto Nós Propomos: a experiência do Distrito Federal. COMISSÃO CIENTÍFICA DO LIVRO, p. 11 -26. 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Sistema de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, v. 7, 2006.
LODI, Lucia Helena; ARAÚJO, Ulisses F. Ética, Cidadania e Educação: Escola, democracia e cidadania. Secretaria de Educação Básica. Ética e Cidadania: Construindo valores na Escola e na Sociedade. Brasília: MEC, p. 69-76, 2007.
PORTELA. Mugiany Oliveira Brito. Propostas para o ensino de cidade: problematizar, sistematizar, sintetizar e significar. In: Karla Annyelly Teixeira de Oliveira e Lucineide Mendes Pires. Ensinar sobre a Cidade. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017. p. 13-29.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão / Milton Santos. – 7. ed., 2. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 176 p.
VALLERIUS, D.M. A identidade profissional cidadã e o estágio supervisionado de professores de Geografia. 2017. 204 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, 2017.
VESENTINI, Jose William. Para uma Geografia crítica na escola. VESENTINI, J.W, 1992.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológico superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Evandro Frois de Souza, Robson Alves dos Santos, Marcus Vinicius Mariano de Souza 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.