O ensino-aprendizagem fundamentado no raciocínio geográfico como subsídio à análise comparada das normativas curriculares da Educação Básica no Brasil e na Itália

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257378

Mots-clés :

currículo Nacional, Geografia Escolar, conceitos substantivos

Résumé

Parcela considerável das pesquisas mais recentes do campo da Geografia Escolar tem se dedicado à investigação do modus operandi empregado na interpretação da espacialidade de fatos e fenômenos. Por conseguinte, operações mentais essenciais ao exercício de um raciocínio efetivamente geográfico são, na atualidade, objeto de investigações sistemáticas. É em atendimento a essa realidade contemporânea que se registra em vários países iniciativas voltadas para a reformulação recente de suas normativas curriculares que orientam o ensino da geografia e, consequentemente, de seus sistemas de ensino. A fim de se identificar e compreender a geografia prescrita nos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e na Itália, este artigo apresenta os resultados da análise comparada entre estes documentos nacionais. Nessa análise empregamos a Grounded Theory e tomamos como referência e fundamento os conceitos substantivos que julgamos imprescindíveis à análise geográfica (espaço – escala – tempo) e ao desenvolvimento de um raciocínio efetivamente geográfico. Os resultados dessa análise revelam um conjunto de condições significativas, diversificadas e, até mesmo, em certa medida, discrepantes quanto à geografia que se pretende ensinar em ambos os países.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD)

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Dra do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Lorena Rocca, Universidade de Pádua; Escola Universitária profissional da Suíça Italiana.

Professora Dra. do Departamento de Ciências Históricas, Geográficas e Antropológicas, Universidade de Pádua, e do Departamento de Formação e Aprendizagem, Escola Universitária Profissionalizante da Suíça Italiana (SUPSI)

Références

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga. O raciocínio geográfico em perspectiva: a geografia na BNCC brasileira e na indicazioni nazionali italiana. 2022a. 274 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Cap. 6. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/45286.

BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga; VALADÃO, Roberto Célio. A problematização nas aulas de Geografia e sua importância no desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 32, n. 71, p. 1-20, out. 2022. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/29349. Acesso em: 23 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2020.

CACHINHO, Herculano. Geografia Escolar: orientação teórica e práxis didáctica. Inforgeo, Lisboa, v. 15, p. 73-92, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260593351_GEOGRAFIA_ESCOLAR_ORIENTACAO_TEORICA_E_PRAXIS_DIDACTICA. Acesso em: 23 maio 2020.

CASTRO, Iná Elias de. O problema da escala. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, 2017. Cap.4, p. 117-140.

CEPELLOS, Vanessa M.; TONELLI, Maria José. GROUNDED THEORY: passo a passo e questões metodológicas na prática. Ram. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 21, n. 5, p. 1-29, abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/ZHvWGNHmNs8WSmVKtfr6hWF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMG200130.

CORNOLDI, Cesare; MENEGHETTI, Chiara; MOÈ, Angelica; ZAMPERLIN, Claudia. Processi cognitivi, motivazione e apprendimento. Bologna: Il Mulino, 2018.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 210 p.

ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. Indicazioni nazionali per il curricolo della scuola dell’infanzia e del primo ciclo d’istruzione. Annali della Pubblica Istruzione. Numero Speciale. Firenze, 2012. Disponível em: http://www.cidi.it/cms/uploads/ckeditor/files/Indicazioni-Annali-Definitivo.pdf. Acesso em 21 dez. 2020.

ITÁLIA. Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca. Indicazioni nazionali e nuovi scenari. Roma, 2018. Disponível em: https://www.miur.gov.it/documents/20182/0/Indicazioni+nazionali+e+nuovi+scenari/. Acesso em: 18 jun. 2020.

MÉRENNE-SCHOUMAKE, Bernadette. Didactique de la géographie: organiser les apprentissages. Bruxelas: De Boeck, 2012.

ÖRBRING, David. Geographical and Spatial Thinking in the Swedish Curriculum. In: BROOKS, Clare; BUTT, Graham; FARGHER, Mary. The Power of Geographical Thinking. Cham: Springer, 2017. Cap. 9. p. 137-150. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/349723545_Making_a_curriculum _A_study_of_knowledge_in_Swedish_School_geography. Acesso em 17 de agosto de 2021. DOI: 10.1007/978-3-319-49986-4_10.

ROCCA, Lorena. Partecipare in rete: nuove pratiche per lo sviluppo locale e la gestione del territorio. Bologna: Il Mulino, 2010. 236 p.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Anekumene, [S.L.], n. 2, p. 152-166, 26 jul. 2011. Disponível em: //revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7239. Acesso em: 22 jun. 2021. DOI: 10.17227/Anekumene.2011.num2.7239.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. Scripta Nova, Barcelona, v. 3, n. 496, p. 1-14, dez. 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/14965/18402. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio. Tendências Contemporâneas na Aplicação do Conhecimento Geomorfológico na Educação Básica: a escala sob perspectiva. Espaço Aberto, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 191-208, 2 jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5245. Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.5245.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Complexidade conceitual na construção do conhecimento do conteúdo por professores de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 05-23, 2017a. Disponível em: //www.revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/458. Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.458.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Por uma geomorfologia socialmente significativa na geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. Acta Geográfica, Boa Vista, p. 179-195, 2017b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324780147_Por_uma_Geomorfologia_socialmente_significativa_na_Geografia_Escolar_uma_contribuicao_a_partir_de_conceitos_fundantes. Acesso em: 11 abr. 2019. DOI: 10.5654/acta.v0i0.4780.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio; SILVA, Patrícia Assis da. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 99, p. 34-51, jul. 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1465. Acesso em: 11 abr. 2019.

ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio; SILVA, Patrícia Assis da; ARREDONDO, Paloma Miranda. Porque nada substitui um bom professor de Geografia. In Richter D., Souza P. e Menezes P. (Eds.), Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar, Alfa Comunicação, 2022, pp. 247-266. Disponível em: https://nepeg.com/livros/percursos-teorico-metodologicos-e-praticos-da-geografia-escolar/. Acesso em: 19 out. 2022.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo. razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. 136 p.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. 288 p.

SARTORI, Giovanni. Comparazione e metodo comparato. Rivista Italiana di Scienza Politica, [s. l], v. 20, n. 3, p. 397-416, dez. 1990. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/italian-political-science-review-rivista-italiana-di-scienza-politica/article/comparazione-e-metodo-comparato/9D65C6AE282C4F15F8880AB35AA7EAE3. Acesso em: 26 dez. 2020.

SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Job. O uso do comparativo nas Sociais. Cadernos de Sociologia. Editora da Ufrgs, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, dez. 1998. Disponível em: https://elizabethruano.com/wp-content/uploads/2018/08/schneider-schimitt-1998-o-uso-do-metodo-comparativo-nas-ciencias-sociais.pdf. Acesso em: 29 dez. 2020.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016. 320 p.

TANI, Sirpa; CANTELL, Hannele; HILANDER, Markus. Powerful disciplinary knowledge and the status of geography in Finnish upper secondary schools: teachers⠹ views on recent changes. Rivista J-Reading N. 1-2018, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 5-16, jun. 2018. Edizioni Nuova Cultura. http://dx.doi.org/10.4458/0623-01. Disponível em: http://www.j-reading.org/index.php/geography/article/view/191/154. Acesso em: 26 out. 2021. DOI: 10.4458/0623-01.

VALADÃO, Roberto Célio; ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira; BOTELHO, Lúcio Antônio Leite Alvarenga. Por um tempo para a Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v. 13, n. 23, p. 05-22, 2 abr. 2023. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1209. Acesso em: 07 abr. 2023.

VALENZUELA, Cristina Ofelia; PYSZCZEK, Oscar Luiz. La riqueza del objeto de la Geografía como disciplina multiparadigmática. Geografía em questão: Marechal Cândido Rondon, v.5, p. 75-95, 2012. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/16962/CONICET_Digital_Nro.20719.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 05 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.48075/geoq.v5i2.4930.

ZOTTI, Giovanni. Il metodo comparato in Sociologia. In: GASPARINI, Alberto; STRASSOLDO, Raimondo. Tipi ideali e società. Gorizia: Francoangeli, 1996. p. 151-177.

Publié-e

2023-04-28

Comment citer

Botelho, L. A. L. A., Valadão, R. C., & Rocca, L. (2023). O ensino-aprendizagem fundamentado no raciocínio geográfico como subsídio à análise comparada das normativas curriculares da Educação Básica no Brasil e na Itália. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 132–156. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257378