Considerações acerca da importância do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para a formação inicial de professores: ênfase para as licenciaturas em geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263931Parole chiave:
projeto político pedagógico, ensino de geografia, formação de professoresAbstract
Este trabalho aborda questões acerca da formação de professores de Geografia. Tem como principal objetivo levantar algumas reflexões sobre o lugar da Universidade na profissionalização do docente que atua nas salas de aula da educação básica, sobretudo na educação geográfica e a importância do PPC para nortear as ações docentes na formação de professores. Utilizando o método dialético, e baseado em metodologias de revisão bibliográfica e aplicação de questionários para professores, utilizamos como recorte de estudo o curso de Geografia licenciatura da Universidade estadual do Maranhão (UEMA). O resultado obtido através da aplicação de questionários aos professores releva que o apesar de o PPC ser um documento fundamental na promoção de um curso superior, ainda é relativamente pouco utilizado no cotidiano acadêmico do curso de geografia licenciatura
Riferimenti bibliografici
BLOISE, Denise Martins. A importância da metodologia científica na construção da ciência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 06, pp. 105-122. Junho de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 9, de 08 de maio de 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394; Diretrizes básicas para a educação. 20 de dezembro de 1992.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013.
CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Papirus Editora, 1994.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar para fazer guerra. Tradução Maria Cecília França – Campinas, SP: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, nº 24, 2004.
LIMA, Michele F.; ZANLORENZI, Claudia M.P.; PINHEIRO, Luciana R. A função do currículo no contexto escolar. 1 ed. Curitiba: Inter saberes, 2012.
LOPES, Claudivan Sanches; Nídia Nacib PONTUSCHKA. "Estudo do meio: teoria e prática." Geografia (Londrina) 18.2 (2009): 173-191.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.
ZAINKO, M. A. S. Políticas de formação do professor e qualidade da educação básica: o projeto pedagógico das licenciaturas, os condicionantes da qualidade, o perfil dos professores e o desempenho dos estudantes no Estado do Paraná: análise dos projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciaturas. Universidade Federal do Paraná, Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional, Curitiba: UFPR, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Francisco de Oliveira Viana, Lucas Silva Carvalho, Regina Célia de Castro e Pereira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.