Considerações acerca da importância do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para a formação inicial de professores: ênfase para as licenciaturas em geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263931

Parole chiave:

projeto político pedagógico, ensino de geografia, formação de professores

Abstract

Este trabalho aborda questões acerca da formação de professores de Geografia. Tem como principal objetivo levantar algumas reflexões sobre o lugar da Universidade na profissionalização do docente que atua nas salas de aula da educação básica, sobretudo na educação geográfica e a importância do PPC para nortear as ações docentes na formação de professores. Utilizando o método dialético, e baseado em metodologias de revisão bibliográfica e aplicação de questionários para professores, utilizamos como recorte de estudo o curso de Geografia licenciatura da Universidade estadual do Maranhão (UEMA). O resultado obtido através da aplicação de questionários aos professores releva que o apesar de o PPC ser um documento fundamental na promoção de um curso superior, ainda é relativamente pouco utilizado no cotidiano acadêmico do curso de geografia licenciatura

Biografie autore

Francisco de Oliveira Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Geografia licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Professor mediador Ead na Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET).

Lucas Silva Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Regina Célia de Castro Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

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Pubblicato

2024-10-31

Come citare

Viana, F. de O., Carvalho, L. S., & Pereira, R. C. de C. (2024). Considerações acerca da importância do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para a formação inicial de professores: ênfase para as licenciaturas em geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 40–54. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263931