Consideraciones sobre la importancia del Proyecto Pedagógico de Curso (PPC) para la formación inicial docente: énfasis en las carreras de pregrado en geografía
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.263931Palabras clave:
proyecto político pedagógico, enseñar geografía, formación docenteResumen
Este trabajo aborda cuestiones sobre la formación de profesores de Geografía. Su principal objetivo es plantear algunas reflexiones sobre el lugar de la Universidad en la profesionalización de los docentes que se desempeñan en las aulas de educación básica, especialmente en la educación geográfica y la importancia del PPC para orientar las acciones docentes en la formación docente. Utilizando el método dialéctico, y con base en metodologías de revisión bibliográfica y aplicación de cuestionarios para docentes, utilizamos como foco de estudio la carrera de Geografía de la Universidad Estadual de Maranhão (UEMA). El resultado obtenido mediante la aplicación de cuestionarios a docentes resalta que a pesar de que el PPC es un documento fundamental en la promoción de una carrera de educación superior, aún es relativamente poco utilizado en la rutina académica de la carrera de geografía
Citas
BLOISE, Denise Martins. A importância da metodologia científica na construção da ciência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 06, pp. 105-122. Junho de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 9, de 08 de maio de 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394; Diretrizes básicas para a educação. 20 de dezembro de 1992.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013.
CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.
DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Papirus Editora, 1994.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar para fazer guerra. Tradução Maria Cecília França – Campinas, SP: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, nº 24, 2004.
LIMA, Michele F.; ZANLORENZI, Claudia M.P.; PINHEIRO, Luciana R. A função do currículo no contexto escolar. 1 ed. Curitiba: Inter saberes, 2012.
LOPES, Claudivan Sanches; Nídia Nacib PONTUSCHKA. "Estudo do meio: teoria e prática." Geografia (Londrina) 18.2 (2009): 173-191.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.
ZAINKO, M. A. S. Políticas de formação do professor e qualidade da educação básica: o projeto pedagógico das licenciaturas, os condicionantes da qualidade, o perfil dos professores e o desempenho dos estudantes no Estado do Paraná: análise dos projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciaturas. Universidade Federal do Paraná, Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional, Curitiba: UFPR, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Francisco de Oliveira Viana, Lucas Silva Carvalho, Regina Célia de Castro e Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.