O Estágio Supervisionado em Geografia e o protagonismo discente frente à curricularização da extensão
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.266440Parole chiave:
extensão universitária, geografia, estágio supervisionado, oficinas pedagógicas, protagonismo estudantilAbstract
O artigo discute as contribuições do Estágio Supervisionado em Geografia para o protagonismo discente frente à curricularização da extensão universitária. O texto resulta de uma pesquisa realizada no âmbito das nossas experiências docentes nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado em Geografia do curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina. O trabalho procurou responder ao seguinte problema: como o Estágio Supervisionado em Geografia pode contribuir para o protagonismo discente na curricularização da extensão? A base metodológica foi de abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação em uma turma de licenciandos do sexto semestre do ano de 2024, entre os meses de agosto a dezembro, com a realização de aulas, oficinas pedagógicas, observações e registros fotográficos. Os dados obtidos na pesquisa revelam as contribuições do Estágio Supervisionado para o protagonismo dos estagiários frente às ações da curricularização da extensão, por envolver a participação ativa destes discentes nas atividades de regência e intervenção em espaços educativos não escolares, por meio de projetos articulados às demandas sociais, políticas e econômicas da sociedade e promover a troca de saberes entre universidade e comunidade, unindo a teoria com a prática, o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como fortalecendo o processo de formação integral destes estudantes.
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