O limite Pleistoceno/Holoceno no campo Marlin leste da Bacia de Campos-RJ, com base na Bioestratigrafia foraminíferos planctônicos.

Autores

  • David Holanda de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Renata Moura Mello Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES)
  • Alcina Magnólia Franca Barreto Universidade Federal de Pernambuco
  • Oscar Strohschoen Jr Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES)

Palavras-chave:

Foraminíferos planctônicos, Bacia de Campos, Pleistoceno, Holoceno, taxa de sedimentação

Resumo

As variações climáticas ocorridas durante o Quaternário podem ser investigadas através da mudança da fauna de foraminíferos planctônicos. Análise da presença e da abundância de espécies de foraminíferos bioindicadoras de águas quentes ou frias, ao longo do registro Quaternário, possibilita a identificação da ocorrência de períodos glaciais e interglaciais. Essa análise permite a correlação do intervalo de deposição dos estratos com as escalas temporais dessas variações climáticas, permitindo sua datação. O objetivo geral deste trabalho é identificar o limite Pleistoceno/Holoceno em testemunhos coletados no talude médio e inferior do Campo Marlim Leste, região sul da Bacia de Campos. As amostras, cedidas pela PETROBRAS, foram coletadas através de um amostrador do tipo box-corer nas isóbatas de 1050 (estação 84), 1350 (estação 85), 1650 (estação 86) e 1950 (estação 87) no talude médio a inferior do Campo Marlim Leste. Das quatro estações analisadas, foram triadas a espécie bioindicadora de águas quentes (Globorotalia menardii) e de águas frias (Globorotalia truncatulinoides). O limite Pleistoceno/Holoceno foi identificado nas amostras do testemunho da estação 84, na profundidade de 10cm no sedimento, identificando-se as biozonas Y (10-15 cm e 15-20 cm) que corresponde ao Pleistoceno, e Z (02-05 cm e 05-10 cm) que corresponde ao Holoceno. Nas demais estações foi identificada apenas a zona Z (Holoceno). Observou-se que a taxa de sedimentação holocênica da estação 84 foi de 1,10cm por 1.000 anos.

Referências

.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Oliveira, D. H. de, Mello, R. M., Barreto, A. M. F., & Strohschoen Jr, O. (2007). O limite Pleistoceno/Holoceno no campo Marlin leste da Bacia de Campos-RJ, com base na Bioestratigrafia foraminíferos planctônicos. Estudos Geológicos, 17(2), 41–50. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosgeologicos/article/view/259740

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>